fbpx

Meia 92

“História da Música Popular Brasileira: Memória, Disco e Canção” é tema de curso online

cu1

A oficina virtual acontece nos dias 29, 30 e 31 de janeiro

Claudia Parra, Cléber Sberni Junior e Eduardo Cruz

Após o sucesso da primeira edição do curso sobre Música Popular Brasileira: da Bossa Nova à Tropicália, a Cultura Sonora, projeto com página no instagram com mais de 10k de seguidores, promove a segunda edição da oficina virtual, desta vez, abordando a História da Música Popular Brasileira, a partir de três eixos: Memória, Disco e Canção.

As aulas serão ministradas pelo mesmo time de professores – Claudia Parra, Cléber Sberni Junior e Eduardo Cruz – e a única condição para participar dele é ser apaixonado por música.

Claudia Parra, idealizadora da página Cultura Sonora e uma das professoras, ressalta que o século XX foi período seminal para a configuração da identidade sonora brasileira. “Ao incorporar uma variedade de influências, a canção popular se coloca para além de objeto artístico, mas também como tradutora de conteúdos humanos e sociais. Diante de tal peça artística interdisciplinar, juntamente à expansão do rádio e da indústria fonográfica, surgiram pessoas, de diferentes classes sociais e com as mais diversas formações, interessadas em participar desse circuito, levantando debates sobre música e cultura e contribuindo para a tecitura da memória da música popular brasileira. Esse cenário ficou marcado não só pelo surgimento de importantes movimentos musicais, mas também pelo formidável crescimento do mercado de discos no país. Nesse sentido, o período entre 1950 e 1970, com produções seminais e vanguardistas, se revela marcante para a consolidação do disco de vinil e do álbum fonográfico no Brasil”.

Aula 1: (MEMÓRIA) – Quem foi que inventou o Brasil? Memoralistas, pesquisadores e crítica musical (Eduardo Cruz).

Aula 2: (O DISCO) – Balanço do disco no Brasil – transformações materiais, movimentações culturais e indústria fonográfica – 1950 -1975 (Cleber Sberni)

Aula 3: (A CANÇÃO) – Cem anos de canção brasileira (Claudia Parra).

 

SOBRE OS PROFESSORES:

Cléber Sberni Júnior é professor de história e doutor em História e Cultura Social pela UNESP-Franca com a tese Imprensa e música no Brasil: Rock, MPB e contracultura no periódico Rolling Stone – 1972. Mestrado também pelo mesmo programa de pós-graduação com a dissertação O álbum na indústria fonográfica: contracultura e o Clube da Esquina em 1972.

Claudia Parra é doutora em Letras na linha de pesquisa História, Cultura e Literatura pelo programa de pós-graduação da UNESP-São José do Rio Preto e entusiasta da pesquisa musical com planos de pós-doutoramento em Estudos Musicais. Idealizadora da Cultura Sonora, projeto com a proposta de difundir a cultura musical ao falar e pensar sobre música dentro e fora das redes sociais. Embaixadora do Women´s Music Event.

Eduardo F. C. da Cruz é mestre pelo programa de pós-graduação em História Social da UNESP-Franca com a dissertação intitulada Discos Marcus Pereira: Disco finalmente é cultura! – indústria fonográfica, música popular e memória social do choro (1974-1978). Professor e pesquisador com foco de atuação em temas ligados à produção musical no Brasil.

 

Serviço:

Cronograma: segunda, terça e quarta (29, 30 e 31 de janeiro)

Horário: das 20h00 às 21h30

Duração: 03 encontros

Número de vagas: ilimitado.

Local: Plataforma Even3, de forma remota, com transmissão ao vivo e apoio técnico aos inscritos.

Inscrição e pagamento pela plataforma Even3. Curso com certificado.

Valor: R$ 29,90

Dúvidas e informações: culturasonora@outlook.com

Instagram: @cultsonora

 

Patrizia Corsetto é jornalista, radialista e psicanalista e

assina a coluna de cultura semanalmente

Conteúdo Relacionado