fbpx

Meia 92

WME Conference 2024 começa em São Paulo

2C

Claudia Assef, jornalista, DJ e curadora do WME Conference 2024

Com curadoria pensada pelas idealizadores do Women´s Music Event (WME), Claudia Assef e Monique Dardenne, a oitava edição aposta em novidades e na diversidade, unindo toda a cadeia produtiva da indústria da música, da música clássica ao rap, com artistas de todas as regiões do Brasil. A programação inclui mesas-redondas sobre festivais, saúde mental das artistas (talvez, aqui, caiba uma ressalva por não haver nenhuma profissional da área para falar sobre o tema), sexualidade, etarismo, povos originários e a importância da presença feminina na música de uma forma completa. A madrinha desta edição é a cantora Tulipa Ruiz.

Este ano, o WME Conference traz o conceito de JOMO. Ao contrário do que prega o FOMO, o fear of missing out, ou o medo de perder coisas, as curadoras do evento querem espalhar o JOMO, ou joy of missing out, que é você se permitir perder algumas atividades para ganhar em saúde mental, em novas relações e tudo isso sem sentir culpa, que é o grande peso do FOMO. Entre as novidades o Olho no Olho, que será o formato de speed meeting mais humanizado, com profissionais do mercado atendendo artistas de um jeito mais individualizado.

A edição de 2024 se pretende mais plural e aposta na música instrumental incluída na programação, passando pelo midstream,, até o pagode, que tem projetado artistas realmente importantes na cena e para a presença feminina. Sobre regionalidade, líderes de festivais de fora do estado de São Paulo, artistas indígenas-amazônicos, de Minas Gerais, do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará e muitos outros estados do país.

Entre os destaques da programação está a Abramus (Associação Brasileira de Música e Artes). Para esta edição, a Abramus realiza uma oficina exclusiva na programação oficial do evento, com o tema “Melodias e Rimas – O raciocínio por trás do Rap”, ministrada pelas titulares Iza Sabino e Ashira. A oficina acontece na Biblioteca Mário de Andrade, no sábado, 22, às 16h.

Nos demais dias, a equipe Abramus convidará um grupo de titulares para participar do evento, painéis e demais programações. Para os shows diários, realizados na Praça Dom José Gaspar, temos em destaques as titulares Brisa Flow, Amanda Magalhães e Cyntia Luz.

A Som Livre promoverá uma oficina prática sobre o lançamento de álbuns, que vai tratar desde a concepção e composição até os aspectos de registro e marketing. Já a UBC (União Brasileira dos Compositores) promoverá uma oficina sobre composição de letras e arranjos com a cantora e compositora Josyara.

Outro tema a ser discutido diz respeito à falta de visibilidade de artistas do Norte e Nordeste e a pouca participação delas nos grandes festivais de música.

A Heineken – pelo quarto ano consecutivo patrocinadora do WME Conference – estará presente em vários momentos-chave do evento, começando pelo painel “A Cultura Preta como Lançadora de Tendências”, que promete discutir e destacar a influência cultural negra na música. Além disso, a marca vai ativar o espaço de shows gratuitos na Praça Dom José Gaspar e apresentar as sessões inéditas de Olho no Olho – um formato mais humanizado do speedy meeting – na Biblioteca Mário de Andrade, onde também promoverá dois happy hours animados.

Josyara

Entre as convidadas confirmadas nesta edição estão Duda Beat, Amanda Magalhães, Juliana Linhares, Brisa Flow, Josyara, Julia Mestre, Sarah Oliveira e a madrinha do ano, Tulipa Ruiz.

Espaço Heineken na Biblioteca Mário de Andrade será um dos pontos altos. No dia 21 de junho, às 16h, a atividade Olho no Olho contará com a participação de Simone Marçal (Formeus), Luciana Simões (Festival BR 135), Ana Morena (Festival DoSol) e Michelle Cano (Festival CoMA). Para animar ainda mais, a DJ Miss Tacacá comandará o happy hour com open bar de Heineken.

Confira abaixo a programação completa. Ingressos disponíveis pelo Sympla até 23 de junho

Monique Dardenne, curadora e idealizadora do WME

DIA 20/06 – Quinta-feira – DEEZER Apresenta –  Festa de Abertura

Programação:

> Painel  – Papo com as idealizadoras do WME – Monique Dardenne e Claudia Assef

> Painel  – A vez das musicistas: a crescente (e necessária) demanda por instrumentistas mulheres. Convidadas: Lana Ferreira, Mônica Agena e Natália Ferlin. Mediação: Claudia Assef

SHOW JULIA MESTRE + Dj’s Paulete Lindaselva e From House to Disco 

Endereço: Rua Benjamin Egas, 297 – Pinheiros – à partir das 18h

Entrada c/ apresentação do ingresso completo ou venda na hora ou no link https://www.ingresse.com/wmeheavyhouse/ (sujeito a lotação)

DIA 21/06 – Sexta-feira – Programação Conferência na Biblioteca Mário de Andrade

> Auditório

> 11h00 > ABERTURA DO CREDENCIAMENTO

> 11h30 – 12h00 > Abertura Oficial – As idealizadoras Claudia Assef e Monique Dardenne falam da programação e conceito J.O.M.O

> 12h00 – 13h00 > Mina Bem Estar apresenta: Sua Avó Também Goza – Sexo na maturidade

Mediadora: Lia Bock (Apresentadora) convidadas: Marta Crioula (Vozes Mulheres 50) Silvia Ruiz (Creator e Colunista UOL) e Neon Cunha (Matrona da Casa Neon Cunha)

> 14h40 – 15h00 > WME Shorts : A (re)existência dos povos originários no contexto da música indígena contemporânea produzida nas grandes cidades.  Com: Brisa Flow 

> 16h00 – 17h00 > Deezer Apresenta Son do Norte: Dona Onete Celebrando quase um ano do canal Sons do Norte, a Deezer mostra o processo de curadoria editorial e convida a todas para ouvirem o novo álbum da Dona Onete “Bagaceira”. Com: Helena Gaia e Polly Ferreira

> Sala Oval

> 13h00 – 13h20 > WME Shorts : Plano B: uma má ideia é uma ideia que não pode ser mudada, Dicas e toques sobre como vencer os obstáculos na caminhada da música.Com: Leca Guimarães  (DC Set Group)

> 13h30 – 14h30 > Heineken Apresenta: A cultura preta como lançadora de tendências. Mediadora: Luana Ribeiro (Casa Lab) convidadas: Adriana Barbosa (Feira Preta) Carolina Monteiro (Coordenadora de Marketing na Heineken) Sara Loiola (Festival Yalodê)

> 15h00 – 16h00 > Raio-x do mercado da música digital: robôs inflacionando os plays, baixos valores pagos pelas plataformas, legislação e novos players do mercado. Mediadora: Dani Ribas (Sonar Cultural/ID_MUSIQUE/Mídia Ninja). Convidadas: Verônica Pessoa (The Orchard), Julia Braga (Som Livre) Iasmine amazonas (OneRPM) 

> 17h00 – 18h00 >  Billboard apresenta Back2back Day Limns e Érica Imenes: as dores e alegrias de ter fandoms gigantescos. O poder de mobilizar os fãs, as cobranças, os haters, a devoção e tudo o que envolve a vida de uma artista com fã-clubes enormes. Mediadora: Débora Miranda (Editora Chefe Billboard) Convidadas: Érica Imenes (jornalista, apresentadora, comunicadora e criadora de conteúdos) e Day Limns (Cantora e compositora)

> Oficinas

> 13h00 – 14h00 > UBC Apresenta : Um papo sobre composição de letra e arranjos com a cantora e compositora Josyara Facilitadora: Josyara

> 16h00 – 17h00 >  Som Livre apresenta: Por mais mulheres na indústria musical: o papel das gravadoras na construção de novas carreiras artísticas. Mediadora: Pollyana De Moraes (Gerente de comunicação) Convidadas: Karen Cavalcanti (Gerente de Label Marketing) Sylvia de Sá (Gerente de Digital Sales) Diana Bouth (Gerente de A&R)

> Espaço Heineken dentro da Biblioteca Mário de Andrade >

16h00 as 16h30 – Olho no Olho – Um formato mais humanizado do speedy meeting (atividade c/ inscrição prévia) COM: Simone Marçal (Formeus) Luciana Simões (Festival BR 135) Ana Morena (Festival DoSol) Michelle Cano (Festival Coma)

17h30 – Happy hour c/ Open Heineken, Open Mic e DJ Miss Tacacá

*Entrada somente com a pulseira da conferência

Shows GRATUITOS na Praça Dom José Gaspar (ao lado da biblioteca)

> A partir das 18h00 > Amanda Magalhães e Juliana Linhares feat. Josyara 

 

————————————————————————————————————————-

Tulipa Ruiz, madrinha da edição de 2024

DIA 22/06 – Sábado – Programação Conferência na Biblioteca Mário de Andrade

> Sacada

> 11h00 – 12h30 >  BRUTAL FRUIT apresenta: BRUNCH NA SACADA (com talk Fernanda Paiva)

> Auditório

> 12h30 – 13h30 > De podcasts a vídeos curtos: Como ficar por dentro das atualizações e usar com maestria as plataformas multiformato. Mediadora: Sandra Jimenez (Youtube) Convidadas: Alana Leguth (Hervolution/Kondzilla)  Renata Gomes (Virgin Music Group)

> 13h30 – 14h30 > A saturação do mercado de Festivais: com custos altos de produção artístico e captação cada vez mais difícil, o mercado de entretenimento musical mostra sinais de inchaço e pode estar prestes a explodir. Qual seria a solução a médio prazo?  

Mediadora: Ana Morena (Festival DoSol) convidadas: Suyanne Keidel (Casa Natura Musical), Nicole Balestro (Balestro Co ) Ana Garcia (Coquetel Molotov) 

> 14h30 – 14h50 > WME Shorts : NORTEAR: um olhar sobre a relevância musical da região norte do Brasil versus o apagamento em grandes eventos culturais Apresentação: Aíla (Artista/Festival Mana)

> 15h00 – 16h30 > Q&A com a madrinha do WME, Tulipa Ruiz, com a cocriadora da plataforma, Claudia Assef. 

> 17h00 – 18h00 > Cancelamentos e pausas nas carreiras das artistas. Burnout, ansiedade, autocobrança e a saúde mental das artistas

Mediadora: Karol Pelissioni Convidadas: Eliane Dias (Empresária CEO Boogie Naipe / Advogada ) Malu Barbosa (Liga), Gabriela Pompermayer (Lets Gig)

> Sala Oval

> 12h30 – 13h30 >  SELO IGUAL Apresenta: Um retrato sobre a presença feminina nos eventos ao vivo e na distribuição de direitos autorais.

Mediadora: Luciana Adão (Oi Futuro) Convidadas: Isabel Amorin (superitendente ECAD) Thabata Lima Arruda (Pesquisadora) Vanessa Schutt (UBC)  

> 14h00 – 15h00 > Os Eventos e as condições climáticas. Como é possível prever, previnir e aplacar os efeitos de climas extremos em eventos. Mediadora: Ciça Pereira (Zeferina Produções) Convidadas: Camilla Visibeli (Tempo OK tecnologia em Metereologia) Leca Guimarães (DC Set Group) Letícia Frungillo (Let’s Produções/WME)

Duda Beat

> 15h30 – 16h30 > Discografia com Duda Beat. Mediadora: Sarah Oliveira (Apresentadora e comunicadora)

> 16h30 – 17h00 > SHOW Quarteto Zuri 

> Oficinas

> 13h00 – 14h00 >  Direção criativa | arte, craft e indústria audiovisual – metodologia para criação de peças audiovisuais e contornar desafios que surgem na materialização de shows e clipes que ultrapassam os limites da imaginação. Com: Nídia Aranha

> 14h30 – 15h30 >  Music Pro Apresenta: O que são as montagens e como esse novo viés de criação vem impactando o mercado, como o exemplo: MTG Quem não quer sou eu – Seu Jorge e DJ TOPO Com: Brenda Espasandin 

> 16h00 – 17h00 >  Abramus Apresenta: Melodias e Rimas – O raciocínio por trás do Rap. Com: Ashira e Iza Sabino

> Espaço Heineken dentro da Biblioteca Mário de Andrade >

16h00 as 16h30 – Olho no Olho – Um formato mais humanizado do speedy meeting (atividade c/ inscrição prévia) COM: Luciana Adão (Oi Futuro) Katia Abreu (Virada Cultural) Ana Garcia (Coquetel Molotov) Camila Rodriges (Assessora de ação cultural Instituto Mirante)

17h30 – Happy hour c/ Open Heineken, Open Mic e DJ Carol Tucuju

*Entrada somente com a pulseira da conferência

Shows GRATUITOS na Praça Dom José Gaspar (ao lado da biblioteca)

> A partir das 18h00 > Bia Ferreira + Cynthia Luz 

* 23/junho – Encerramento na Casa Natura Musical

Fotos – Instagram

 

Patrizia Corsetto é jornalista, radialista e psicanalista e assina

semanalmente a coluna de cultura. É embaixadora do WME.

Conteúdo Relacionado