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Leme recebe exposição do Museu do Futebol sobre futebol de mulheres

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Após marcar história no Museu do Futebol, em São Paulo e fazer itinerância em Araraquara, São José dos Campos e Santos, a exposição CONTRA-ATAQUE! As Mulheres do Futebol chega no dia 29 de junho à cidade de Leme. A mostra itinerante vai até novembro e ocupará o Museu Histórico Professor Celso Zoega Táboas, que fica no coração da cidade, com visitas de segunda a sábado, com entrada gratuita. A cidade ganha um módulo especial com a história do futebol de mulheres em Leme.

A exposição conta com Apoio da Rede de Memória do Esporte, parceria do Museu Histórico Celso Zoega Táboas e da Prefeitura de Leme, e é uma realização do Sistema Estadual de Museus – SISEM e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo.

A mostra apresenta a história de resistência das mulheres brasileiras proibidas por Lei de jogar bola, entre 1941 e 1979. Mesmo assim, elas driblaram as dificuldades para manter viva a prática do esporte, que hoje pode ser um sonho profissional de mulheres e meninas das gerações atuais. Com curadoria das pesquisadoras Aira Bonfim, Silvana Goellner e Lu Castro, além da ex-jogadora e atual dirigente da CBF Aline Pellegrino, a mostra já fez itinerância em Araraquara, São José dos Campos e Santos.

Logo na entrada da exposição o público vai entender o contexto de preconceito e machismo que levou ao decreto-Lei assinado pelo presidente Getúlio Vargas proibindo às mulheres “a prática de desportos incompatíveis com as condições de sua natureza”. O ator Antônio Fagundes e a atriz Patrícia Pillar interpretam em áudio cartas publicadas em jornais de 1940, respectivamente contra e a favor do futebol de mulheres, ilustrando como a opinião pública debatia a questão.

A exposição destaca como as mulheres brasileiras deram um jeito de continuar jogando mesmo sob a proibição – por exemplo, em partidas disputadas como atrações de circo. Em seguida, os visitantes verão como a modalidade começa a se desenvolver depois que a proibição caiu, em 1979, e especialmente após a regulamentação, em 1983, com muita precariedade e falta de apoio até o final da década de 2010 – basta lembrar que a Seleção Feminina de Futebol jogou com uniformes da Seleção masculina até 2019, quando finalmente foi desenvolvido um modelo próprio para mulheres.

O público verá um apanhado de frases preconceituosas publicadas pela imprensa e vistas nas redes sociais até hoje sobre mulheres que jogam bola. Na instalação audiovisual, as frases são reescritas para deixar de fora palavras negativas e preconceituosas contra mulheres que jogam bola. Uma coleção de jogadas incríveis mostra o jogo bonito desenvolvido por mulheres apesar das adversidades, e deixam claro o que a modalidade poderia ser hoje não fossem as décadas de proibição e falta de apoio.

Futebol de Mulheres no Leme

O conteúdo local percorre pelo histórico do futebol feminino da cidade com identificação de personagens que ativaram diferentes times de mulheres, formados por operárias e estudantes, ainda na época da proibição. Haverá a identificação e resultado de jogos em campeonatos regionais, já depois da regularização, e o relato da criação de dois campeonatos voltados ao futebol feminino. O público poderá conferir um painel de homenagens, tanto de atletas que tiveram algum êxito no futebol e em outros esportes, assim como de pessoas pioneiras da ativação da modalidade, com homens e mulheres. Também estará em exibição uniformes históricos e um troféu especial do futebol para mulheres da cidade.

CONTRA-ATAQUE! As Mulheres do Futebol – Exposição itinerante 

A partir do dia 29 de junho de 2024

Museu Histórico Professor Celso Zoega Táboas, Rua João Arraes Seródio – Barra Funda, Leme

De segunda a sexta feira, das 09 às 16h e sábado das 09 às 12h

Entrada Gratuita

PATROCINADORES E PARCEIROS

A temporada 2024 do Museu do Futebol conta com patrocínio máster do Banco Bmg e patrocínio do Grupo Globo, Adidas, Goodyear, Sabesp, Cabot e Rede. Conta ainda com apoio da Farmacêutica EMS, e Arkema e com a parceria das empresas Pinheiro Neto Advogados, Banco Safra e Evonik Brasil. Revista Piauí, Gazeta Esportiva, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são parceiros de mídia. A temporada é realizada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.

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