Empresas investem em estratégias para alavancar os negócios com as Olimpíadas
Os Jogos Olímpicos atraem milhões de espectadores e entusiastas de todo o mundo. Esse período agrega na divulgação dos esportes, servindo de vitrine para diversas modalidades. Com essa exposição, as PMEs têm uma oportunidade única para alavancar as empresas, aumentar a visibilidade, expandir a base de clientes e a chave para o sucesso pode estar em boas estratégias. Para Lucien Newton, vice-presidente da vertical de Consultoria da 300 Ecossistema de Alto Impacto, negócios relacionados a esportes, entretenimento e lazer são segmentos que podem aproveitar estrategicamente as Olimpíadas, criando ações direcionadas e dentro da temática. “Existem muitas oportunidades de explorar esse momento esportivo, seja com decoração, campanhas, e até mesmo gincanas, com foco na competição e no espírito olímpico. Por outro lado, os negócios relacionados ao varejo de alimentação e produtos, também podem ganhar com licenciamento de imagens de atletas em campanhas, aproveitando o calor do momento e se planejando para lançar ações de consumo, com premiação e campeonatos que estimulem a fidelização. Esses eventos viabilizam iniciativas para incremento de faturamento, assim como acontece com a Black Friday, Natal e Dia dos Namorados, a vantagem é que as Olimpíadas têm um período mais longo e não acontecem todos anos, então é possível tirar melhor proveito”, comenta.
Uma das empresas que está explorando essa oportunidade é a Fast Tennis, rede de academias de tênis que traz uma proposta inovadora e se dedica a transformar a prática do esporte em uma experiência única e divertida. Com planejamento pensado especialmente para esse período, a franquia dividiu as estratégias de captação e retenção de clientes em etapas que contemplam novos usuários, alunos já matriculados e público interno, como unidades franqueadas e próprias.Com esse plano estratégico sazonal, a rede prevê aumento de 15% na procura por aulas, o que pode ser ainda melhor, de acordo com o desempenho das equipes brasileiras no torneio.
Os jogos vão além de apenas um evento esportivo, servem também como catalisador para o crescimento e a inovação em diversos setores. “Como é um torneio mundial e histórico, entendemos como uma oportunidade para engajar os diversos públicos da rede. Como uma forma de promover a cultura e o conhecimento do esporte, vamos convidar escolas locais para trazerem as crianças para uma experiência na Fast Tennis. Dessa forma, vão permitir um contato, muitas vezes o primeiro, com a modalidade e o despertar do interesse deste público. Além disso, para novos clientes, será gerado um cupom que concederá um mês em dobro. Ou seja, quem comprar o plano de uma vez por semana, poderá treinar duas vezes”, explica a Head de Marketing da rede, Cristiane Marques.
Com unidades em Belo Horizonte (MG) e em São Caetano do Sul (SP), a rede possui quadras que contam com 180 a 200 clientes recorrentes por mês cada uma. Com o foco em quem já faz parte do time de alunos, a estratégia para esses alunos é de bônus gerados a cada partida do Brasil no torneio. “A cada jogo que os atletas brasileiros de tênis vencerem, a base de clientes pode ganhar créditos extras. Também temos programadas ações pontuais de engajamento nas redes sociais com premiações relâmpago”, afirma o CEO, Lucas André. Além do foco nos consumidores, o plano é contemplar também franqueados com a campanha de superação de limites e recordes. As unidades que melhor performarem no que tange incremento de base em comparação ao seu melhor resultado histórico serão premiadas, assim como os atletas olímpicos, que buscam a superação a cada dia.
Atualmente com 16 unidades, a meta é fechar o ano com faturamento de R$5 milhões e, em até 2028, estar presente em todos os estados do país, com 300 unidades, e assim consolidar-se como a maior do mundo no seu segmento.
Sobre a Fast Tennis
A Fast Tennis é uma rede de academias de tênis que traz uma proposta inovadora e se dedica a transformar a prática do esporte em uma experiência única e divertida. Com foco na experiência do cliente e uma abordagem personalizada para todas as idades, a empresa oferece aulas dinâmicas e flexíveis, promovendo saúde, diversão, inclusão e um estilo de vida saudável.