fbpx

Meia 92

Mutirão de serviços públicos para pessoas com deficiência estará na zona sul

169107402064cbbde4cdc86_1691074020_3x2_xl

No próximo sábado, 8 de junho, a 7ª edição do Inclui Sampa nos Bairros ocorre no CEU Parelheiros, das 9h às 14h. O mutirão de serviços para pessoas com deficiência é iniciativa da Secretaria da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de São Paulo, que reúne atendimento voltado à saúde, cidadania, assistência social e também empregabilidade. O público terá acesso a orientações e oportunidades de capacitação, emprego e empreendedorismo por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

 

A secretária municipal responsável pela SMDET, Eunice Prudente, comenta sobre a importância da participação em ações integradas como o Inclui Sampa, “O direito de pessoas com deficiência a autonomia financeira, ao trabalho digno e a chances de crescimento profissional é respaldado pela Lei de Cotas para este público, mas ainda é desafiador encontrar vagas adequadas para este grupo da sociedade. Os nossos serviços existem para garantir a efetivação desses mecanismos de inclusão e as empresas contam com o suporte de nossos técnicos para viabilizá-las em eventos como o Inclui Sampa ou em mutirões de emprego como o Contrata SP”.

 

Nas unidades móveis do Cate, quem comparecer encontra encaminhamento para vagas de emprego inclusivas para pessoas com deficiência, além de orientações para a emissão da carteira de trabalho digital, sobre os cursos gratuitos do Portal Cate, sobre formulação de currículo adequado para o mercado de trabalho, entre outras atividades.

 

No total, estarão disponíveis mais de 90 vagas destinadas ao público do evento. Os cargos com a maior concentração delas são de auxiliar de limpeza e camareira, auxiliar de cozinha e copeiro. A escolaridade exigida varia de ensino fundamental incompleto a ensino médio completo; a maioria não exige que o candidato tenha experiência na função, mas algumas requerem 6 meses. Os salários vão de R$ 735 (carga-horária reduzida) a R$ 2300.

 

No local também estarão presentes os analistas de negócios da Ade Sampa, com atendimento focado em empreendedores, cursos voltados ao desenvolvimento de negócios e suporte ao MEI – Microempreendedor Individual. Além da formalização, poderá ser realizada a regularização de dívidas do MEI, declaração anual e informações sobre solicitação de microcrédito. Os técnicos ainda irão auxiliar na indicação de programas de impulsionamento de negócios e da rede de coworking Teia, que possui estrutura gratuita para reuniões e formação de pequenos empresários, entre outras.

 

Para ser atendido, é importante levar o RG, CPF e carteira de trabalho (que pode ser o modelo digital).

 

Demais serviços

 

A ação permanente da SMPED já percorreu as zonas Norte, Sul, Leste e Oeste, levando praticidade nos serviços que a Prefeitura oferece para a população com deficiência. As edições somam, juntas, mais de 13 mil atendimentos, e em torno de 10 mil pessoas já passaram por elas.

 

Com mais de 10 serviços, a Secretaria Municipal da Saúde realizará multivacinação, orientação sobre diabetes, apresentará o Centro Especializado em Reabilitação de Parelheiros (CER II) e o Atendimento à Pessoa com Deficiência (APD), entre outros.

 

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) levará a Coordenação de Políticas LGBTI+ por meio de uma unidade móvel. Além dos serviços das Coordenações Promoção da Igualdade Racial e Políticas para Mulheres.

 

Por intermédio da Secretaria Municipal da Educação (SME), professores de atendimento Especial Especializado estarão presentes orientando os munícipes sobre os serviços disponíveis nas unidades educacionais.

 

O Inclui Sampa nos Bairros também possui parceria com o Governo do Estado de São Paulo. A Polícia Civil comparece em mais uma edição recebendo e efetuando a emissão do RG da primeira via do RG a menores de idade ou renovação para pessoas com deficiência. Os documentos necessários podem ser conferidos no texto abaixo.

Conteúdo Relacionado