Pode abrir a roda e se preparar para pular a fogueira porque uma das datas favoritas dos brasileiros acaba de chegar, sô. De origem europeia, a festa junina é um exemplo de como as tradições são capazes de se expandirem e se adaptarem a outras localidades. No Brasil, a festividade que começa em junho e vai até o início de julho, reúne elementos da vida rural como danças e trajes típicos. No entanto, o que é motivo de alegria para alguns também representa uma série de preocupações para outros. Principalmente, para aqueles que estão em um processo de emagrecimento, visto que a protagonista da celebração é justamente a comida.
Além da comida
De acordo com a Dra. Sylvia Ramuth, diretora técnica do Emagrecentro, referência nas áreas de emagrecimento e estética corporal, é possível ter um bom relacionamento com a alimentação mesmo nessas ocasiões a partir das decisões corretas. “O primeiro passo para desfrutar das delícias presentes na comemoração, mas sem comprometer a saúde e o bem-estar é mudar o foco. Ou seja, aproveite o evento para dançar, brincar e socializar, priorizando as experiências com os amigos e familiares e não apenas pelos quitutes”, diz.
Para evitar compulsão, coma antes de sair
A especialista recomenda fazer uma refeição saudável antes da festa para evitar chegar ao local com fome e escolher opções de forma impulsiva. Já durante a celebração, o ideal é focar na moderação. “Saboreie pequenas porções dos seus pratos típicos preferidos, intercalando com alternativas mais leves e nutritivas. O milho, por exemplo, é uma rica fonte de fibras, vitaminas B1 e B9, fósforo e magnésio”, explica Sylvia.
Alimentos saudáveis
Outra indicação da diretora técnica é o pinhão, que é um excelente recurso para se obter proteínas, fibras e ácidos graxos saudáveis. A batata-doce também deve ser considerada já que conta com vitaminas A e C, potássio e carboidratos de absorção lenta, que proporciona uma maior sensação de disposição. Para os casos de uma dieta mais restrita, a doutora não descarta ainda a possibilidade de levar os próprios petiscos e receitas adaptadas ao evento.
Pós-festa
Além de todos esses “to dos” para aproveitar a festa junina sem culpa, uma última recomendação é não se esquecer da pós comemoração. “Nesse momento, é importante ter em mente que os hábitos adotados no evento foram pontuais e não são frequentes. Então, uma dica é priorizar a retomada de uma alimentação equilibrada e de uma rotina de exercícios físicos a fim de retomar o autocuidado e manter uma relação positiva com a comida”, pontua a médica. Por fim, apostar na hidratação é um caminho para desintoxicar o organismo e repor os líquidos perdidos nesses dias de celebração.