O Franca Basquete dominou o Minas desde o início do jogo 1 da semifinal do NBB 2023/2024 e venceu por 87 a 63 na noite desta sexta-feira, no Pedrocão, em Franca (SP).
O cestinha da partida foi o ala-pivô Lucas Dias, do Franca, com 17 pontos. Pelo lado do Minas, o maior pontuador foi o armador Chuzito, com 15 pontos.
Os jogos 2 e 3 da série serão realizados na Arena UniBH, em Belo Horizonte (MG), na segunda-feira e quarta-feira, ambos às 19h. Caso Franca vença as duas partidas, estará na decisão pela terceira temporada seguida. No entanto, com ao menos uma vitória de Minas, as semifinais voltam para Franca. No outro lado da chave, Flamengo e Bauru iniciam a disputa por uma vaga na final neste sábado (18), no Rio de Janeiro.
Resumo do jogo
O primeiro quarto foi marcado pelo equilíbrio entre as equipes, defesas fortes e muitos erros no setor ofensivo. Os dois times se alternaram na liderança do placar e ninguém conseguiu desgarrar. Pelo lado do Franca, Jhonatan Luz e Márcio conduziram a equipe, enquanto que, pelo Minas, Baralle e Chuzito se destacaram. Após dez minutos, Franca levou a melhor ao vencer por 16 a 14.
No segundo período, Franca voltou melhor e, com bom jogo de Zu Júnior, Wesley e David Jackson, além de uma forte defesa, conseguiu abrir 33 a 18 a cinco minutos do fim, obrigando Léo Costa a pedir tempo técnico duas vezes em dois minutos. Depois, Minas se ajustou em quadra e esboçou uma reação, freada pelo forte ataque francano, que levou os donos da casa para o vestiário com 39 a 27 no placar.
Em 2min30seg do terceiro período, Franca fez uma corrida de 10 a 0 com Lucas Dias anotando seis pontos em sequência e recuperando duas bolas na defesa, além de dois tocos de Márcio, e ampliou a vantagem para 22 pontos no placar. Léo Costa parou o jogo e buscou reorganizar o Minas em quadra. Os visitantes só foram pontuar no período quando o relógio anotava 6min48 segundos para o fim, com Paranhos, que anotou dois pontos no garrafão e o lance livre da falta sofrida no ataque, e emendou mais quatro pontos com Chuzito e Paranhos. Apesar do esboço de reação mineira, o time paulista fechou o quarto vencendo por 61 a 43.
No período final, Franca buscou administrar a boa vantagem e, mesmo com menos intensidade em quadra, continuou sendo eficiente no ataque. Por outro lado, Minas buscou reagir, mas os anfitriões não deram respiro, deixando a defesa sobressair. Nos minutos finais, o ritmo da partida caiu, Helinho colocou os jogadores da base em quadra e os francanos fecharam o placar em 87 a 63.
Por Vinícius Alves — Franca, SP