fbpx

Meia 92

5 dicas para manter o ar-condicionado funcionando durante a onda de calor

freepik-O90

De acordo com informações da Climatempo, a quarta onda de calor deste ano, inicialmente prevista para terminar nesta semana, foi estendida até a próxima. O relatório meteorológico diz que é possível que as temperaturas acima do normal persistam pelo menos até o dia 10 de maio.

“Durante esses períodos de calor extremo, é comum observar uma alta procura por serviços de limpeza de ar-condicionado. No entanto, antes de levar até alguma empresa especializada nesse serviço, existem alguns hábitos que podemos fazer no dia a dia para ele funcione de forma eficiente”, afirma Leonardo Furtado, superintendente do Auto Shopping Internacional.

Limpeza das entradas de ar: verifique se as entradas de ar do carro estão limpas e desobstruídas. De acordo com o superintendente, folhas, sujeira e poeira podem acabar se acumulando nessas áreas e afetar o fluxo de ar para o sistema de ar-condicionado.

Mantenha as janelas fechadas: parece óbvio, mas é bom reforçar. “Quando o ar-condicionado estiver ligado, mantenha as janelas fechadas para garantir que o ar fresco seja distribuído eficientemente pelo interior do veículo. Isso ajuda a manter uma temperatura confortável e reduzir a carga sobre o sistema de ar-condicionado”, explica Leonardo.

Verifique as ventoinhas: “um dos principais problemas com o sistema de ar do carro está nas ventoinhas defeituosas que podem afetar o fluxo de ar dentro do carro e comprometer o desempenho. É bom verificar sempre”, explica.

Limpeza do filtro de ar: de acordo com o superintendente, o filtro de ar do carro pode acumular poeira e detritos ao longo do tempo, reduzindo a eficiência do ar-condicionado. “Por isso, é importante verificar o manual do proprietário para localizar o item e substituir regularmente, ou seguir as instruções para a limpeza, se for reutilizável”, alerta.

Verifique o nível do gás refrigerante: ele é o que mantém o ar gelado, por isso é tão importante recarregar se for necessário. “Se notar vazamentos ou problemas, leve o veículo a um mecânico qualificado para reparos”, finaliza Leonardo.

Conteúdo Relacionado