fbpx

Meia 92

“UM DISCO TODO MÊS” é a proposta do novo projeto da Cultura Sonora

c3

Serão três encontros nos meses de abril, maio e junho no Sesc Ribeirão Preto, no Estado de São Paulo

 

Mário Amorim

O projeto, que começa este mês, contará com bate-papos musicados mensais sobre álbuns que fizeram história (ou não) na indústria fonográfica. A idealizadora e pesquisadora musical Claudia Parra explica a proposta do projeto, que acontecerá mensalmente no Sesc Ribeirão Preto, no Estado de São Paulo. “Tendo sempre como ponto de partida um disco, a série “UM DISCO TODO MÊS” pretende explorar diferentes aspectos da produção musical de um(a) artista e de um gênero, propondo uma verdadeira viagem não só pelas canções do disco selecionado, mas por toda a memória histórica e cultural que esse objeto musicado transportou consigo ao longo do tempo. A ideia é que os espectadores experenciem uma discotecagem comentada, escutando atentamente algumas canções. Os expectadores vão experienciar uma discotecagem musicada, escutando atentamente as canções selecionadas intercaladas com considerações sobre a história acerca do disco”.

Pensando na celebração do Dia Internacional do Jazz, em abril, “UM DISCO TODO MÊS” vai rememorar um dos maiores trompetistas de jazz de todos os tempos, Miles Daves, revisitando pela escuta atenta e comentada, o álbum “Kind of Blue” (1959) mais pocket show com o trompetista Mario Amorim.

O bate-papo reúne a pesquisadora musical Cláudia Parra (@cultsonora) e o trompetista e DJ Mário Amorim (@nextrompet), que vão falar sobre o disco de jazz mais vendido de todos os tempos “Kind of Blue”, de Miles Davis, acompanhado da discotecagem de algumas músicas selecionadas do álbum. Após o bate-papo, haverá uma intervenção musical com o DJ e trompetista Mario Amorim mesclando metais, timbres e sonoridades eletrônicas bastante utilizadas no mundo do jazz.

Cláudia Parra

No dia 8 de maio de 2024 completa um ano que Rita Lee nos deixou. O bate-papo musicado “UM DISCO TODO MÊS” de maio objetiva celebrar a música e a arte revolucionária da cantora. Durante a escuta de canções e conversa sobre o álbum “Fruto Proibido”, Cláudia Parra e Roberta Vilarinho comentam como ouvir a música de Rita Lee é como ter alguns segredos da vida desvendados, bem na sua frente, para seus ouvidos. Sentimentos complexos e temas íntimos cantados de maneira natural que não tem outro jeito: Rita foi e será, sem dúvidas, uma das maiores agentes de transformação da música e da forma de entender a vida como ela é. O bate-papo será encerrado com um pocket show com violão e voz de Roberta Vilarinho interpretando algumas canções do álbum “Fruto Proibido”.

O álbum Clube da Esquina é, inquestionavelmente, um dos maiores e mais importantes álbuns da história da música brasileira. O LP foi eleito em 2007 pela versão brasileira da revista Rolling Stone como o 7º melhor disco brasileiro de todos os tempos. Em setembro de 2012, foi escolhido pelo público da rádio Eldorado FM, do portal Estadão.com e do Caderno C2+Música (estes dois últimos pertencentes ao jornal O Estado de S. Paulo) como o segundo melhor disco brasileiro da história. Mais recentemente em 2022, em uma votação entre 500 grandes álbuns nacionais, o disco ganhou como o Melhor Disco Brasileiro de Todos os Tempos, pelo podcast Discoteca Básica, que ouviu 162 especialistas. O bate-papo musicado “UM DISCO TODO MÊS” de junho pretende rememorar e homenagear esse álbum inovador, inter-racial e internacional repleto das dissonâncias atemporais de Bituca.

Cláudia Parra

“UM DISCO TODO MÊS” – CULTURA SONORA:

“KIND OF BLUE”, MILES DAVIS

+POCKET SHOW MARIO AMORIM

 

Data: 23/04 – terça-feira

Horário: 19:30 às 21:30

Número de vagas: 100

Classificação etária: 16+

Local: Auditório

Siga: @cultsonora

 

Patrizia Corsetto é jornalista, radialista e psicanalista e

assina a coluna de cultura semanalmente

Conteúdo Relacionado