fbpx

Meia 92

Série Música no Assyrio está de volta a partir de 7 de abril em sua Terceira Temporada com Os Pequenos Mozart e Amadeus

unnamed (6)

A Série Música no Assyrio, uma iniciativa dos músicos da OSTM, está de volta ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro em sua Terceira Temporada. Com Curadoria de Suray Soren, violinista da OSTM, as apresentações acontecem de quinze em quinze dias, nos domingos, às 11h, sempre a preços populares. Para iniciar a programação de 2024, o conjunto de violinos Os Pequenos Mozart, composto por crianças a partir de três anos de idade que se vestem como o genial compositor e Amadeus, um grupo de violinistas constituído por adolescentes oriundos de “Os Pequenos Mozart”, com a mesma proposta de se vestirem a caráter. Os ingressos custam R$30,00 (inteira), R$15,00 (meia-entrada) e estão à venda na bilheteria do Theatro ou através do site www.theatromunicipal.rj.gov.br.

“Começando a Terceira Temporada do Música no Assyrio muito feliz com o sucesso do nosso projeto. Estamos de volta com uma extensa programação que vai contar com os músicos da OSTM e convidados, sempre aos domingos, pela manhã. Serão 21 concertos até o fim do ano. Venham conferir!”- celebra a Curadora da Série Música no Assyrio e violinista da OSTM, Suray Soren.

(foto: Daniel A. Rodrigues) – Salão Assyrio

Durante 90 anos, no Salão Assyrio, local de muita história, abrigou um restaurante frequentado pela alta sociedade carioca. No local, aconteceram diversas apresentações do primeiro grupo de música popular brasileira a obter prestígio internacional, “Os Oito Batutas”. Também, quem liderava os músicos era, nada mais nada menos, do que o mestre Pixinguinha. De uns tempos pra cá, além do Projeto Música no Assyrio, o famoso local tem recebido uma programação artística variada e as tradicionais visitas guiadas.

 (foto: Marcus Gusmão) – Os Pequenos Mozart e o grupo Amadeus no Salão Assyrio

 

 

Sobre Os Pequenos Mozart

O conjunto de violinos “Os Pequenos Mozart” é composto por crianças a partir de três anos que se vestem com roupas da época do grande compositor Wolfgang Amadeus Mozart, tocando desde clássicos à música popular brasileira. O grupo foi criado através do convite do maestro Yeruham Scharovski, diretor artístico da Orquestra Sinfônica Brasileira, ao participar da série “De Bach a Mozart”, na Sala Cecília Meireles. A partir daí, o grupo fez inúmeras apresentações e em 2001, gravou ao vivo no concerto da Igreja da Candelária o seu primeiro CD. Em 2008 e 2009, os integrantes realizaram apresentações nas escolas em Santiago, Chile, divulgando a música brasileira. Por vários anos, participaram das comemorações de aniversário do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Já se apresentaram no Festival Vale do Café, Festival de Inverno de Petrópolis, Centro Cultural Banco do Brasil, BNDES, Concerto dos 500, reunindo cerca de 500 violinos no palco do Theatro Municipal e ainda tiveram a oportunidade de fazer uma participação especial no show com a violinista clássica/pop Vanessa Mae.

Por sete anos consecutivos realizaram uma Série de concertos pela Europa (Alemanha, Áustria, França, Inglaterra, Holanda, Itália, República Tcheca e Portugal), mais uma vez divulgando a música brasileira.

Sobre Amadeus

O conjunto de violinos “Amadeus” é composto por adolescentes oriundos

do grupo “Os pequenos Mozart”. Criado para trazer novos desafios aos

jovens, os músicos foram se aprimorando com o passar dos anos. Com

uma extensa agenda, o Amadeus fez inúmeras apresentações e em 2001,

gravou ao vivo no concerto da Igreja da Candelária o seu primeiro CD. Em

2008 e 2009, realizou apresentações nas escolas em Santiago, Chile,

divulgando a música brasileira. Por vários anos participou das

comemorações de aniversário do Theatro Municipal do Rio de janeiro. Já

se apresentou no Festival Vale do Café, Festival de Inverno de Petrópolis,

Centro Cultural Banco do Brasil, BNDES, Concerto dos 500, reunindo

cerca de 500 violinos no palco do Theatro Municipal e os integrantes

tiveram a oportunidade de fazer uma participação especial no show com a

violinista clássica-pop Vanessa Mae. Desde 2014, consecutivamente o

grupo realizou uma Série de concertos pela Europa (Alemanha, Áustria,

França, Inglaterra, Holanda, Itália, República Tcheca e Portugal), mais

uma vez divulgando a música brasileira. Os jovens violinistas se

apresentaram para o Papa, no Vaticano, na Audiência Papal, sendo para o

grupo uma experiência inesquecível.

Conteúdo Relacionado