O Brasil desponta como um território promissor para investimentos e empreendimentos no setor educacional, com indicadores animadores que apontam para um crescimento contínuo, principalmente na área de ensino profissionalizante. O recente Censo Escolar 2023 revelou um aumento significativo de 12,1% nas matrículas da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), sinalizando uma demanda crescente por qualificação profissional no país, em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.
Nesse contexto, a Ultra Cursos emerge como uma referência no segmento de ensino profissionalizante. A marca, que possui cursos que vão desde atendimento ao cliente à robótica, atende principalmente os públicos das classes C, D e E, e conta atualmente com 27 operações. “Estamos em franca expansão pelo Brasil, principalmente no nordeste, onde temos maior presença e queremos escalonar nosso crescimento com a abertura de mais 30 unidades até o final do ano”, comenta Pedro Paixão, CEO da Ultra Curso.
Em uma pesquisa recente conduzida pela consultoria Urban Systems, São Paulo desponta como a melhor cidade para investimentos no setor educacional, seguida pelo Rio de Janeiro e Salvador. Outros municípios como Belo Horizonte, Curitiba e Brasília também se destacam, consolidando o país como um mercado diversificado e receptivo para empreendimentos educacionais.
Porta de entrada para muitos empreendedores, o franchising surge como uma ótima oportunidade para os interessados em investir no mercado educacional. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de franquias de educação cresceu 9,7% em 2023, e a tendência é que continue expandindo nos próximos anos.
“Diante de números expressivos, fica evidente que o mercado educacional brasileiro oferece oportunidades únicas para investidores e empreendedores que buscam não apenas retornos financeiros, mas também desejam contribuir para o desenvolvimento do país através da educação e qualificação profissional”, finaliza o CEO.