Dormir bem é uma das principais atividades para regular os hormônios e até mesmo o humor, já que passamos um terço das nossas vidas em repouso e é nesse momento, que o organismo repõe as energias necessárias para encarar o dia seguinte, além de ajudar a estabilizar a mente. A escolha do colchão interfere diretamente em uma boa noite de sono e hoje no mercado existem diversas opções confeccionadas em diferentes materiais e surge a dúvida: como saber qual é o mais recomendado? Para isso, Thariel Manteiga, CEO da Prohouse Colchões explica as diferenças e principais características entre os dois modelos mais populares: as molas ensacadas e espuma. Confira:
Principais diferenças
Se a procura for por conforto e durabilidade, um colchão de molas ensacadas é uma boa alternativa, é possível manter o mesmo produto por cinco a dez anos, com a vantagem de não se deformar com o peso do corpo. Essa versão oferece um bom conforto anatômico e térmico, produzindo uma movimentação reduzida quando a cama é partilhada, além de gerar menos ruído, já que uma mola é independente da outra e suporta o peso de até 110 kg por pessoa. Já o modelo de espuma é mais firme que o anterior e considerado mais confortável, possuem durabilidade média de três e cinco anos. “Esse tipo de produto é recomendado para quem sofre de problemas de postura e dores de coluna, pois sustenta muito melhor essa região. Para quem prefere dormir em algo mais firme também é o ideal, um produto de espuma afunda bem menos”, explica Thariel.
Materiais
Um colchão de molas ensacadas possui um interior que consiste em um saco de molas, na maioria das vezes envolto em TNT em que se deve levar em consideração o sistema usado e qual a quantidade de molas utilizada por metro quadrado sem medir densidade. Enquanto o modelo de espuma pode ser encontrado de vários tipos e com densidades diferentes como: Espuma Poliuretano, Látex, Viscoelástica e Viscoelástica gel, Soft e Hiper Soft, Espuma HR, entre outros. “Os colchões de espuma tem uma vantagem em relação às molas pela variedade de materiais que existem hoje no mercado. É uma opção com custo benefício muito bom e para todos os bolsos”, afirma o empresário.
A escolha
No caso do produto de molas ensacadas itens a se destacar são o suporte personalizado, já que ele se adapta ao contorno do corpo, distribuindo o peso e reduzindo pontos de pressão que possam causar dores nas costas. O isolamento de movimento maior que outros modelos, a durabilidade e a regulação de temperatura. “Graças à circulação de ar entre as molas ensacadas tendem a manter uma temperatura mais equilibrada durante a noite, mantendo o frescor no verão e aquecimento no inverno. Uma escolha assertiva para quem se movimenta muito a noite também, por conta da estabilidade que ele fornece ” explica o CEO.
Se a escolha for por um colchão de espuma deve-se levar em consideração um que seja ideal para o seu peso, pois é modelo com a densidade errada além de durar menos, pode deformar mais rápido e assim causando desconforto, podendo levar até problemas mais sérios na coluna. “As densidades variam de D18, feito para crianças até três anos, a D45, para pessoas com até 150 kg. Nas lojas é possível encontrar essa tabela e usá-la como um guia”, finaliza Thariel.