Super Bowl LVIII com emoção
na prorrogação
nos últimos segundos..
A vitória do Kansas City Chiefs sobre o San Francisco 49ers no Super Bowl do último domingo (11) conseguiu a maior audiência do evento em seus 58 anos. Além de uma partida empolgante, que terminou empatada no tempo normal e precisou ser levada à prorrogação, a presença de Taylor Swift (namorada de Travis Kelce) também foi apontada como um dos motivos do recorde de audiência.
O JOGO
Logo na primeira campanha, em corridas de Christian McCaffrey, San Francisco conseguia avançar bem pelo campo, mas, em uma dessas corridas, a defesa de Kansas City apareceu, forçou um fumble e ficou com a bola. A unidade defensiva do time da Califórnia também deu as caras, não deixando Patrick Mahomes e seu ataque concluírem grandes jogadas. Ao final do primeiro quarto, San Francisco foi o time a encontrar o seu melhor jogo ofensivo, alternando boas corridas e bons passes de Brock Purdy, mas, mesmo assim, o período terminou em 0/0.
A primeira pontuação só veio no início do segundo quarto. Jake Moody acertou um field goal de 55 jardas, o mais longo da história do Super Bowl até então, deixando os 49ers na frente por 3/0. Com menos de 13 minutos por jogar, a primeira grande jogada de ataque dos Chiefs. Passe de 52 jardas de Patrick Mahomes para Mecole Hardman, que caiu na linha de 9 jardas. Na primeira tentativa para o touchdown, foi a vez de Kansas City soltar a bola. Isiah Pacheco perdeu o controle e a bola ficou com San Francisco. Com dificuldades de conversão nas terceiras descidas, trocas de posse entre as equipes ocorreram. Na reta final do quarto, San Francisco emplacou mais uma boa campanha e, em uma jogada inesperada, Brock Purdy lançou a bola para trás até Jauan Jennings, que deu uma de quarterback e conectou um passe para Christian McCaffrey anotar o primeiro touchdown do Super Bowl.
Somente na última campanha do primeiro tempo foi que Kansas City conseguiu pontuar. Harrison Butker acertou um chute de 28 jardas, finalizando o primeiro tempo em 10/3 para o San Francisco 49ers.
O terceiro período começou com os Chiefs ainda sofrendo com a defesa dos 49ers, e com menos de 2 minutos jogados, Ji’Ayir Brown interceptou Patrick Mahomes. Essa foi a primeira interceptação lançada por Mahomes em 7 jogos de playoffs. Nas campanhas seguintes, as defesas continuaram se sobressaindo em relação aos ataques. Faltando 5 minutos para o final do quarto, enfim uma pontuação: Harrison Butker tomou de Moody a marca de field goal mais longo da história do Super Bowl, acertando um chute de 57 jardas. Nesse momento, 10/6 para os 49ers no placar.
Nos últimos minutos do terceiro quarto, uma jogada que pode ter mudado o rumo da decisão do futebol americano nessa temporada. A defesa de San Francisco, mais uma vez, havia parado o ataque de Kansas City, obrigando o adversário a chutar um punt. Na jogada do chute, em um momento de total desatenção, a bola bateu no pé de Darrell Luter Jr., dos 49ers, ficando viva. Kansas City foi mais feliz e recuperou a bola. Na sequência, Patrick Mahomes não perdoou. Já na primeira tentativa, conectou Clyde Edwards-Helaire na endzone, virando o jogo em 13/10 para os Chiefs.
Chegando ao último período, a resposta dos 49ers veio. Brock Purdy achou Jauan Jennings nas jardas finais do campo, que quebrou tackles e anotou o touchdown. Só que o time da Califórnia cometeu mais um grave erro: Jake Moody teve o extra point bloqueado. Dessa forma, a partida ficou em 16/13 para San Francisco. Na campanha seguinte, Kansas City queimou quase 6 minutos de cronômetro, mas só conseguiu um field goal de 24 jardas com Harrison Butker. Com a partida empatada em 16/16 e faltando menos de 5 minutos para o final, Brock Purdy, de novo, cresceu nos momentos finais e avançou no campo. Não conseguiu o touchdown, mas deixou a bola em boa posição para um chute. Jake Moody foi acionado e se redimiu acertando um tiro de 53 jardas. Com 19/16 para os 49ers, 1:50 no relógio e 2 tempos para pedir, era a vez de Mahomes aparecer. E o quarterback não decepcionou. Levou o time até a redzone e deixou um field goal fácil de 29 jardas para Butker empatar o jogo em 19/19 e levar o Super Bowl LVIII para a prorrogação.
No tempo extra, a primeira posse foi do San Francisco 49ers e o time sentiu o cheiro do touchdown. Em uma campanha de mais de 7 minutos, Purdy e McCaffrey levaram San Francisco até a linha de 9 jardas, mas tiveram que se contentar com apenas 3 pontos. Agora, com 22/19 no placar, um touchdown de Kansas City daria o Super Bowl para a equipe do Missouri. Cenário mais do que perfeito para quem tem Patrick Mahomes como quarterback. O astro mesclou bons passes e corridas espetaculares, também dando aos Chiefs uma campanha longa, consumindo mais de 7 minutos do relógio. E, nos últimos segundos da prorogação, lançou um passe para Mecole Hardman na linha de 1 jarda. Hardman recebeu o passe, e só teve o trabalho de virar o corpo e entrar na endzone. Touchdown! 25/22 no placar e Kansas City Chiefs campeão do Super Bowl LVIII !
Eu e meu parceiro Bruno, tivemos o prazer de dividir esta coluna com vocês durante estes últimos 5 meses. Continuaremos aqui prontos para recomeçar em setembro ou em qualquer edição extra que se fizer necessário. Um até breve !!
Por Mauro de Campos Mello Netto
Diretor da AZM Comunicações
e
Bruno Guarnieri de Azevedo
Especialista em esportes Americanos