Quinta-feira (28/12)
No Cleveland Browns Stadium, o New York Jets, não foi páreo para o embalado Cleveland que precisava se uma vitória para se classificar para a pós-temporada, seguindo o roteiro então J.Flacco abriu o placar para os mandantes no início do jogo 7/0, no drive seguinte os Jets empataram, mas os Browns estavam com vontade de decidir tudo rapidamente e terminaram os primeiros 15 minutos com 20/7, no segundo quarto todo ataque foi transformado em pontuação com 14/10 neste período para Cleveland, final do primeiro tempo, 34/17. No segundo tempo as equipes entraram somente para cumprir o regulamento e ficaram com um field goal para cada lado. Final 37/20 para os Browns que reaparecem nos playoffs depois de 20 anos.
Sábado (30/12)
Grande jogo no AT&T Stadium, já em clima de playoff os Cowboys, receberam os Lions e com um final dramático, o time da casa menteve sua sequencia invicta em seus domínios. O jogo começou com muitas emoções, os visitantes saíram na frente com um field goal 3/0, mas D. Prescott estava numa noite inspirada, fez um lançamento longo para CeeDee Lamb que percorreu 92 jardas para o tochdown da virada 7/3.
A virada deixou Dallas emocionalmente superior em campo e sua defesa pressionando J.Goff o qurterback visitante foi interceptado e os mandantes levaram a bola até a linha de 1 jarda mas sofreram fumble e foi a vez de Detroit ter sua chance e depois de um fake punt levaram a bola até a red zone mas perderam a posse assim intervalo com 7/3 para Dallas.
No início do terceiro quarto uma longa campanha do ataque de Detroit até um touchdown corrido com 10/7 para os visitantes, mas apartida era uma das melhores e os Cowboys anotaram um field goal ao final do período empate em 10 pontos.
A primeira campanha do último quarto teve a posse de bola dos visitantes que tentaram, mas não conseguiram o touchdown e tiveram que se contentar com o field goal assim 13/10 para a franquia de Michigan, A equipe texana contava com os passes longos e precisos de D.Prescott e conseguiram um touchdown virando o jogo 17/13. Este placar, obrigava aos visitantes a confecção de um touchdown para a vitória mas J.Goff foi interceptado e os Cowboys, poderiam finalizar o encontro, mas só conseguiram um field goal 20/13. J.Goff tentou se recompor do erro na posse anterior e nos últimos minutos levou Detroit a mais touchdown 20/19 para os Cowboys. Sem tempo para mais nada os visitantes não tentaram o empate e sim a vitória na conversão de 2 pontos, na primeira tentativa conseguiram mas a jogada foi anulada por falta do ataque, em nova tentativa para tamanha ousadia não obtiveram êxito fechando o jogo em 20/19 para Dallas.
No jogo mais aguardado da semana, o Baltimore Ravens recebeu o Miami Dolphins em Maryland e confirmou, mais uma vez, o motivo de ser o melhor time da liga. Embora Baltimore simplesmente tenha passado por cima de mais um adversário, quem saiu na frente foi o time da Flórida.
Com menos de 5 minutos jogados, passe de Tua Tagovailoa para Ced Wilson anotar o primeiro touchdown da partida. Poucos minutos mais tarde, o empate veio em lançamento de Lamar Jackson para Justice Hill. Miami ainda conseguiu um field goal e levou o primeiro quarto por 10/7.
Mas o final do primeiro quarto também marcou o fim do equilíbrio no confronto. Baltimore foi dominante e marcou incríveis 21 pontos antes do intervalo. Gus Edwards anotou o primeiro touchdown do período com uma corrida. Depois, em uma jogada de mais de 70 jardas, Zay Flowers recebeu um passe fantástico de Lamar Jackson e avançou até a endzone. Por último, uma interceptação sofrida por Tua foi devidamente castigada por Lamar Jackson em passe para Isaiah Likely aumentar ainda mais o placar.
A única coisa que Miami conseguiu foi um field goal, levando o jogo para o intervalo com o placar em 28/13 para os donos da casa. Na volta, mais Baltimore. Outra bola de Lamar Jackson para Isaiah Likely e novo touchdown. O último quarto começou com 35/13 e com Miami tentando reagir de alguma forma.
Após passe de Tua Tagovailoa para De’Von Achane, os Dolphins enfim conseguiram pontuar, mas desperdiçaram a conversão de 2 pontos. Com isto, o jogo ficou em 35/19. Baltimore poderia ter somente administrado o placar, mas não foi o que aconteceu. Primeiro foi Lamar Jackson, que lançou para mais um touchdown, desta vez para Patrick Ricard. Depois, Melvin Gordon correu para a endzone e, por último, até o quarterback reserva, Tyler Huntley, entrou e lançou para um touchdown em seu único passe tentado.
Final de jogo 56/19 para os Ravens. Em uma semana em que foi testada, enfrentando adversários muito fortes (jogou contra San Francisco no dia 25/12), Baltimore passou com louvor, praticamente sem sofrer, e é, sem dúvidas, o grande favorito ao Super Bowl neste momento. É necessário também falar sobre o quarterback Lamar Jackson, que, com 5 passes para touchdown no domingo, deverá ser eleito o MVP desta temporada da NFL.
Em grande zebra, o Philadelphia Eagles foi derrotado em casa pelo Arizona Cardinals e praticamente deu adeus às chances de levar a NFC East. No início, Matt Prater abriu o placar para os visitantes com field goal. Ainda no primeiro quarto, Philadelphia virou o jogo em um passe de Jalen Hurts para o veterano Julio Jones. Com 7/3 no placar, o segundo quarto começou com uma jogada espetacular: Sydney Brown interceptou Kyler Murray no campo de defesa, correu 99 jardas e anotou o touchdown para os donos da casa, deixando o jogo em 14/3. Pouco depois, mais um field goal de Matt Prater, descontando para os Cardinals.
Nos últimos segundos do primeiro tempo, Julio Jones anotou mais um touchdown e os Eagles foram para os vestiários com uma vantagem de 21/6. Tudo levava a crer que daria a lógica com vitória de Philadelphia, mas Arizona pensava diferente e o jogo mudou por completo no terceiro quarto. Primeiro com um passe de Murray para Michael Carter anotar um touchdown e deixar o jogo em 21/13. Depois, em novo passe de Kyler Murray, foi a vez de James Conner pontuar. Arizona arriscou e converteu a tentativa de 2 pontos, empatando o confronto em 21/21.
O último quarto foi de tirar o fôlego. Philadelphia anotou o primeiro touchdown com Dallas Goedert. Michael Wilson respondeu logo em seguida para Arizona, empatando mais uma vez a partida, agora em 28/28. Faltando menos de 3 minutos, os Eagles conseguiram um field goal com Jake Elliott e abriram 3 pontos de vantagem. Com a bola nos momentos finais, os Cardinals avançaram e gastaram o cronômetro de maneira muito eficiente. Faltando pouco mais de 30 segundos, James Conner entrou mais uma vez na endzone e garantiu essa incrível vitória de Arizona por 35/31.
O que mais chama atenção é como esse time de Philadelphia simplesmente derreteu nas últimas semanas. Há pouco tempo era cotado como um dos grandes favoritos ao Super Bowl, mas agora soma sua quarta derrota em cinco jogos. É aguardar as correções da comissão técnica e ver como estará o psicológico do time para o mês de janeiro nos playoffs.
Agora faltando apenas um final de semana para a definição dos playoffs, teríamos os seguintes encontros na primeira rodada.
AFC – 1 – Baltimore Ravens – GARANTIDO
2- Miami Dolphins x Indianapolis Colts – 7
3- Kansas City Chiefs x Buffalo Bills – 6
4- Jacksonville Jaguars x Cleveland Browns -5
Na AFC estão garantidos nos playoffs Baltimore, Miami, Kansas City e Cleveland, as outras 3 vagas ainda estão abertas e na disputa além destas franquias temos Houston Texans, e Pittsburgh Steelers.
NFC – 1 – San Francisco 49ers – GARANTIDO
2- Dallas Cowboys x Green Bay Packers – 7
3 – Detroit Lions x Los Angeles Rams – 6
4- Tampa Bay Buccanneers x Philadelphia Eagles – 5
Ainda na luta por uma vaga na NFC temos, New Orleans Saints, Atlanta Falcons, Seattle Seahawks e Minnesota Vikings.
A semana 18 apresentará Indianapolis Colts x Houston Texans quem vencer passa e quem perder, só no ano que vem. Baltimore Ravens x Pittsburgh Steelers pode classificar Buffalo sem jogar, mas os Bills podem jogar para vencer e manter o mando de campo ao menos nas duas primeiras rodadas, além de jogar os Dolphins para aposição 6. São vários cenários diferentes que poderíamos escrever mais uma coluna dissecando tal assunto, já que temos inúmeras possibilidades para a configuração final.
Acompanhem conosco e até a semana que vem já com os playoffs definidos.
Mauro de Campos Mello Netto
é diretor da AZM Comunicações
e assina a coluna sobre Esportes Americanos
Colaborou nesta edição Bruno Guarnieri de Azevedo
especialista em esportes americanos