Inaugurada na última sexta-feira, 5 de janeiro, “Chaves: A Exposição” pretende proporcionar uma viagem cheia de nostalgia e história, além de celebrar os 40 anos da estreia da série no Brasil.
A obra de Roberto Gómez Bolaños, criador das personagens lendárias Chaves e Chapolin Colorado, trará pela primeira vez itens originais, espaços imersivos e interativos dispostos em 26 salas totalizando mil metros quadrados, que recriam de maneira fiel dezenas de cenários icônicos.
Quem visitar a exposição poderá ver figurinos e cenários exclusivos, além de roteiros originais trazidos do México. A mostra é uma excelente pedida para os meses de férias escolares.
Exibida pela primeira vez na televisão brasileira no ano de 1984, pelo Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), no programa do Bozo, permaneceu na grade da emissora até o ano de 2020, chegando a ficar em segundo lugar de audiência na Grande São Paulo.
Tanto o Brasil como outros 20 países tiveram que deixar de exibir o programa em função de uma disputa entre a Televisa, canal mexicano que detinha os direitos da série, e a família de Bolaños, proprietária dos direitos de exploração comercial das personagens.
O sucesso da série, lançada no México em 1971, teve alcance mundial sendo exibida em 90 países, como Rússia, Itália, China, Japão, Tailândia, Grécia, Angola, entre outros, caindo no gosto de crianças e adultos e atravessando gerações, de forma inacreditável, tendo em vista a história simples e até ingênua. Faziam parte da trupe as personagens Seu Madruga, Chaves, Chiquinha, Quico, Dona Florinda, Professor Girafales, Dona Clotilde/Bruxa do 71, Seu Barriga, Nhonho e Pópis, encarregados de contar o enredo da bucólica vila, que gira em torno do menino pobre e órfão que mora dentro de um barril.
Ainda hoje a série tem uma legião de fãs que se encarregam de manter viva a icônica personagem Chaves, que também foi tema de um espetáculo teatral, nos anos de 2019 e 2020, que recriou a famosa vila em um teatro de São Paulo, mesclando músicas inéditas e os clássicos conhecidos pelo público.
No Youtube, os aficionados pelo seriado contam com o canal Vila do Chaves, com 712 mil inscritos, dedicado a curiosidades, análise de episódios, as melhores piadas e os deslizes da dublagem. No Instagram, o Fórum Chaves, maior comunidade de fãs de Chaves, Chapolin e Chespirito, com 451 mil seguidores.
No Brasil, a dubladora Cecília Lemes, é a segunda voz que dá vida a personagem Chiquinha. Ela substituiu Sandra Mara, em 1990. O programa Entre Elas, que vai ao ar pela Rádio Cultura de Curitiba, conversou com ela sobre o seriado, curiosidades do programa e o trabalho como dubladora. O episódio está disponível no Spotify do @projetoentreelas, onde é possível ouvir em vários momentos, ao longo da entrevista, a dubladora em ação na voz da impagável Chiquinha. Vale conferir a entrevista divertidíssima com a Cecília.
Além de “Chaves: A Exposição”, a mostra ainda traz objetos e cenários da série Chapolin Colorado, como a marreta biônica, as anteninhas de vinil, a corneta paralisadora e as pílulas de nanicolina.
A Exposição é uma realização do Ministério da Cultura e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.
Serviço:
Mis Experience
Rua Ceno Sbrighi, 250
Água Branca, zona oeste de São Paulo
Ingressos: de R$ 20 a R$ 60 disponíveis em www.expochaves.com.br
Às terças, a entrada é gratuita
A cada meia hora sai um ônibus gratuito decorado com imagens da exposição do Terminal Barra Funda
Para ouvir a entrevista com a dubladora Cecília Lemes é só acessar o Spotify do Projeto Entre Elas – Episódio 31
Fotos: @forumchaves
Patrizia Corsetto é jornalista, radialista e psicanalista
e assina a coluna de cultura semanalmente