fbpx

Meia 92

Futebol Americano – Semana 14 – Falta um mês para os Playoffs!!

vista-da-bola-de-futebol-americano_23-2150784029

 Falta um mês para os Playoffs!!

Quinta – feira (7/12)

Após 5 derrotas consecutivas, mais de mês, veio a terceira vitória dos Patriots na temporada, jogando fora de casa contra o Pittsburgh Steelers. Com uma surpreendente atuação de seu quarterback reserva B. Zappe, os visitantes praticamente decidiram o jogo no primeiro tempo, a equipe de New England chegou a 21/3 no placar. Mesmo com um touchdown antes do intervalo a equipe da casa saiu vaiada de campo. No início do terceiro quarto mais um touchdown da equipe da casa com uma conversão de 2 pontos. Mas foi só as defesas dominaram Final 21/18 para os Patriots.

Domingo (10/12)

Primeiro horário

Valendo a liderança da NFC Sul, Atlanta Falcons e Tampa Bay Buccaneers se enfrentaram no Mercedes-Benz Stadium, na Georgia. Em um jogo bem movimentado e decidido apenas no final, o time da Flórida levou a melhor. Tampa foi para o intervalo vencendo por 12/10 após conseguir um safety. No terceiro quarto, a vantagem aumentou para 19/10 graças a uma excelente corrida de Rachaad White para o touchdown. Mas os donos da casa não se entregaram e, no último período, Bijan Robinson conseguiu duas grandes corridas na mesma campanha, diminuindo a vantagem e deixando o jogo em 19/17 para Tampa Bay. Faltando pouco mais de 3 minutos, Atlanta perdia por 22/17, até que o quarterback Desmond Ridder anotou um touchdown terrestre, virando o confronto: 25/22 após a conversão de 2 pontos. Na campanha decisiva, Baker Mayfield apareceu, conectando bons passes e fazendo o cronômetro correr. Faltando 30 segundos, acertou um belo passe para Cade Otton, que virou o jogo mais uma vez. Final de partida: 29/25 para o líder da NFC South, Tampa Bay Buccaneers.

Em outro confronto válido pela NFC Sul, o New Orleans Saints recebeu o Carolina Panthers, time de pior campanha da liga, e obteve uma fundamental vitória na luta pela pós-temporada. Após um primeiro quarto com muitos erros de ambos os lados, New Orleans impôs seu jogo no segundo quarto, saindo para o intervalo com 14/3 no placar. Na volta, os dois ataques pouco produziram, apenas um field goal de Carolina foi anotado no terceiro período. Mas os Saints acordaram no último quarto, anotaram mais 2 touchdowns e saíram vencedores por 28/6. New Orleans tem o mesmo número de vitórias (6) que Tampa Bay e Atlanta Falcons, mas fica em terceiro na divisão apenas por critérios de desempate.

Surpresa em Illinois. Em duelo da NFC Norte, o lanterna da divisão, o Chicago Bears, recebeu o líder Detroit Lions no Soldier Field e saiu com uma improvável vitória. No primeiro tempo, tivemos 2 quartos totalmente opostos. No primeiro quarto, Chicago conseguiu abrir uma vantagem de 10/0, mas Detroit reagiu no segundo período, conseguindo virar o jogo para 13/10. Após o intervalo, só Chicago conseguiu jogar. A defesa apareceu, conseguiu turnovers e não permitiu o ataque dos visitantes, liderado por Jared Goff, anotar pontos. O quarterback Justin Fields não conseguiu números muito expressivos, mas não comprometeu como em outros momentos, o que ajudou sua equipe a sair vencedora. Final de jogo: 28/13 para o Chicago Bears.

Sonhando com a liderança da AFC Sul, o Indianapolis Colts viajou até Ohio para enfrentar o Cincinnati Bengals e teve sua sequência de quatro vitórias interrompida. Cincinnati, mesmo sem seu quarterback titular Joe Burrow, tem se mostrado competitivo com o reserva Jake Browning e segue vivo na briga pela pós-temporada. Browning teve um jogo de 275 jardas e 2 touchdowns. Destaque também para a defesa dos donos da casa, que passaram 3 quartos sem cederem pontos. Final de jogo: 31/14 e sétima vitória do Cincinnati Bengals no ano.

Em jogo marcado por 7 turnovers, o Cleveland Browns recebeu o Jacksonville Jaguars e saiu com uma importante vitória. Liderados pelo veterano quarterback de 38 anos Joe Flacco, o time de Ohio começou com tudo e abriu 14/0 no placar. Ainda no primeiro tempo, Jacksonville voltou para o jogo com um touchdown de Evan Engram. Na volta do intervalo, uma vacilo de Jacksonville sofrendo um fumble foi sumariamente castigado pelos donos da casa: 21/7 para Cleveland nesse momento. Na parte final do terceiro quarto, um touchdown terrestre de Travis Etienne deu novas esperanças para o time da Flórida. Com 21/14 no início do último quarto, Joe Flacco pareceu novamente, achou o wide receiver David Bell livre, que só correu para o fim do campo: 28/14. Na sequência, Lawrence encontrou Parker Washington, que anotou mais um touchdown para os visitantes, deixando o jogo em 28/21. Cadenciando o jogo, Cleveland avançou no campo e conseguiu mais um field goal, deixando pouco tempo para uma reação dos visitantes. Jacksonville até conseguiu pontuar novamente, mas o jogo terminou em 31/27 para o Cleveland Browns. Jacksonville ainda lidera a AFC Sul e Cleveland segue forte por uma vaga nos playoffs, ambos com 8 vitórias e 5 derrotas.

Em um grande segundo tempo, o New York Jets derrotou em casa o Houston Texans. Após um primeiro tempo dominado pelas defesas e zero a zero no placar, Zach Wilson, que voltava à posição de titular da equipe de Nova York, apareceu e teve um belo jogo na segunda etapa, lançando para 2 touchdowns. Já do lado dos texanos, o quarterback C.J. Stroud teve, possivelmente, o pior jogo de sua curta carreira. Foi dominado pela defesa adversária e produziu pouco para o seu time. E como tudo que está ruim pode piorar, o jovem atleta saiu no último quarto com uma suspeita de concussão. Final de jogo: 30/6 para os Jets. Nova York chega à sua quinta vitória no ano, provando, mais uma vez, que tem uma defesa muito forte e que poderia ir longe nesta temporada se o quarterback Aaron Rodgers estivesse jogando. Já Houston, mesmo com o revés, segue vivo com suas 7 vitórias na luta pelos playoffs.

Em um dos melhores jogos do domingo, Baltimore Ravens e Los Angeles Rams se enfrentaram em um grande duelo ofensivo. Jogando em seus domínios, o quarterback Lamar Jackson, de Baltimore, teve um jogo com números expressivos, lançando para 3 touchdowns e 316 jardas. Já do outro lado, Matthew Stafford também conseguiu se destacar e lançou para 3 touchdowns e 294 jardas. Com trocas de liderança no placar, o jogo foi para o intervalo empatado em 20/20. O terceiro quarto ficou marcado por uma bobagem de Baltimore. Um snap veio sem Lamar Jackson esperar, a bola foi até sua própria endzone e para salvar o que poderia ser um touchdown de Los Angeles, Jackson, com um bom zagueiro, deu uma bicuda na bola jogando-a pela linha de fundo. Com isso, um safety foi marcado, sendo acrescidos 2 pontos ao adversário. Ao final do terceiro quarto, o placar estava 23/22 para os Ravens. Faltando pouco mais de 4 minutos para o fim, Los Angeles voltou à frente do marcador com um touchdown de Demarcus Robinson, deixando o jogo em 28/22. Mas com pouco mais de 1 minuto para jogar, Jackson encontrou Zay Flowers na endzone, virando novamente o jogo para Baltimore. Flowers também recebeu o passe da conversão de 2 pontos, deixando o jogo em 31/28 para os donos da casa. Engana-se quem pensava que o jogo estaria acabado nesse momento. Stafford conseguiu avançar o time de LA e posicionou o kicker Lucas Havrisik para um tiro de 36 jardas. Havrisik foi certeiro, levando a partida para a prorrogação. No tempo extra, Los Angeles foi para o punt após uma campanha infrutífera. Foi aí que apareceu o herói do jogo. Tylan Wallace, na linha de 25 jardas de seu campo de defesa, recebeu a bola chutada pelo adversário e avançou até a outra endzone, dando assim a vitória para Baltimore. Final de jogo: 37/31 para o Baltimore Ravens, que agora é o primeiro colocado da conferência americana com 10 vitórias e 3 derrotas

Segundo horário

Em Las Vegas no Allegiant Stadium, o Minnesota Vikings numa partida horrorosa venceu os Las Vegas Raiders, por incríveis 3/0.Há pouco menos de 2 minutos para o final, o time visitante, já sem seu quarterback titular J.Dobbs, barrado por insuficiência técnica no final do terceiro quarto, teve a seu favor uma interceptação e a bola foi levada até a jarda 36 para a conversão dos únicos pontos da partida. Ao todo a partida teve 16 punts com 8 para cada lado.

Quem esperava um passeio de San Francisco, se enganou !! o time de Seattle, mesmo sem Geno Smith, seu quarterback titular, até que ofereceu resistência ao favorito, que jogava em casa e era líder da divisão. Comandado por B.Purdy os Niners, abriram a contagem no primeiro drive mas os Seahawks não se intimidaram e empataram no drive seguinte e o Levi’s Stadium incrédulo assistiu a virada dos visitantes 10/7 no final do primeiro quarto. No segundo apesar de uma interceptação, San Francisco tratou de restabelecer a vantagem depois de um touchdown e assim fomos para o intervalo com 14/10 para os donos da casa. No começo do terceiro quarto, os Niners foram impiedosos e com um ataque misturando passes curtos e corridas, anotaram mais um touchdown. No drive seguinte, os visitantes precisaram de apenas 3 jogadas para um touchdown, mas a conversão para 2 pontos falhou e ficamos com 21/16. O último quarto começou de forma alucinante para os donos da casa e também em apenas 3 jogadas chegaram a end zone para finalizarmos em 28/16. Depois um turnover para cada lado e mais um punt para cada lado e fim de papo vitória de San Francisco 28/13 mirando a liderança da NFC e da NFL com 10-3.

No Arrowhead Stadium, a batalha da semana entre 2 dos melhores quaterbacks do momento acabou em um jogaço, talvez o mais esperado da semana. Um jogo que teve números iguais em muitos quesitos, uma interceptação para cada, 4 punts de cada lado e 21 ‘first downs’ para cada ataque. Com os Bills precisando desesperadamente de uma vitória, o jogo não poderia ser diferente, primeiro quarto terminou com a vitória dos visitantes por 7/0. No segundo quarto um touchdown para cada lado e 14/7 no intervalo. Após um drive de quase meio tempo Buffalo aumenta a vantagem com um field goal 17/7. No finalzinho do quarto Mahomes leva Kansas City  a um touchdown 14/17. Ai vem o decisivo quarto, faltando pouco mais de 10:00 H.Bulker de quase 30 jardas empata para os Chiefs. No final após 12 jogadas e consumir 5 minutos no relógio Buffalo desempata com um field goal 20/17. Com menos de 2 minutos no relógio Mahomes prepara a estocada final dos Chiefs, mas é brecado por um off side, muito bem marcado e difícil de ser visto, com isso, a  pontuação final da equipe da casa é anulada e tivemos a vitória dos Bills fora de casa por20/17. Com este resultado a chama de playoff cresce para a equipe de Nova York, enquanto os atuais campeões estacionam, ainda em primeiro lugar, e veem os Broncos se aproximarem perigosamente.

Em Los Angeles, os Broncos não tomaram conhecimento dos donos da casa, L.A. Chargers, e se recuperaram da derrota sofrida semana passada. O quarterback  R.Wilson não foi brilhante, mas foi importante ao levar Denver a mais uma vitória, se credenciando ao wild card dos playoffs, ou quem sabe até a primeira posição de sua divisão a AFC Oeste. O time do colorado abriu 10/0 no primeiro tempo, fazendo até 17/0 no final do terceiro quarto, do outro lado a má notícia é que o quarterback J.Herbert, fraturou um dedo e não tem previsão de volta, assim o ataque dos Chargers, foram dominados e ficaram sem imaginação, assim final 24/7 para os visitantes.

Sunday Night Footbal

No jogo noturno, Dallas atropelou o até então líder da NFC Philadelphia Eagles, buscando a liderança da chave NFC leste, os Cowboys imprimiram um ritmo de jogo forte, não dando chance aos rivais de divisão. O domínio foi tanto que no primeiro quarto apenas 3 drives um touchdown e um field goal para o time da casa e para os visitantes um fumble, ou seja 10/0 para Dallas. No segundo quarto o explosivo ataque dos Cowboys anotaram mais 2 touchdowns, contra 2 field goals dos Eagles fechando a primeira etapa com 24/6. No terceiro quarto, os Eagles pontuaram mais mas não o suficiente para colocar em risco o placar do primeiro tempo, fechamos com 27/13. No último quarto, os Cowboys com controlaram o jogo e o relógio com seu quarterback D.Prescott em excelente fase, distribuindo as jogadase ainda anotando mais 2 field goals. Final 33/13. As duas franquias agora estão com 10-3, atrás de S.Francisco pelos critérios de desempate, semana que vem, Os Eagles atravessam o país para enfrentar Seattle Seahawks  enquanto os Cowboys vão até Buffalo para o jogo das 18hs domingo que vem.

Monday Nigh Football (11/12)

Rodada dupla, viradas e zebras nesta segunda-feira.

No jogo do Metlife, na “Big Aplle”, a primeira surpresa da noite,, em casa, os Giants conseguiram uma grande vitória, de virada, no último lance do jogo. Foi a quinta vitória e com certeza a melhor partida de New York na temporada, azar de Green Bay, que vinha crescendo na competição, e começando, ainda que tardiamente, a incomodar Detroit. O jogo foi equilibrado e os visitantes abriram o placar com J.Love, tentando repetir as últimas semanas. O time azul empatou ainda no primeiro tempo , mas no final do segundo quarto Green Bay ainda fez 10/7.No retorno do intervalo, os Giants liderados por T. DeVito virou para 14/10, os Packers diminuíram 14/13, mas o time de Nova York, fez mais um touchdown,21/13. O último quarto seria emocionante e J.Love levou os Packers a um field goal e depois outro e daltando menos de 2 minutos mais um virando assim para 22/21 para os visitantes. Mas os Giants tinham seu quarterback DeVito em grande noite e conduziu seu ataque até a linha de 18 e no estouro do cronometro New York chutou para virar definitivamente o placar, final 24/22, foi um grande jogo…

No outro jogo da noite, no Hard Rock Stadium, em Miami, o “favoritaço” Miami Dolphins, perdeu não só o jogo como a liderança da AFC, o jogo surpreendentemente foi equilibrado até a metade do último quarto, com o placar de 13/13, quando os Titans cometem um erro indescritível, e os Dolphins capitalizaram, fazendo 20/13, logo no recomeço de jogo Tennessee comete mais uma gafe daquelas na jarda 20 de sua defesa e o time de melhor ataque da liga não perdoa, 27/13 faltando pouco mais de 5 minutos, parece a todos que gostam deste esporte que Miami, em casa, não perderia mais, mas o quarterback calouro da franquia de Nashiville, Will Levis, não concordaria com tal história. No drive seguinte misturando corridas e passes chegaram a um touchdown, diminuindo para 27/21, já que ousadamente arriscaram a conversão de 2 pontos, Miami se viu apertado no ataque e sem criatividade, devolveram a bola rapidamente, e os Titans utilizando seus tempos, chegou novamente a linha de gol de Miami que nada pode fazer. Touchdown Tennessee 28/27. Os Dolphins ainda tiveram a bola e um ataque que se bem sucedido com apenas um field goal mudariam a história desta partida, porém não era noite das estrelas de Miami, que foram sufocados antes do meio de campo e o relógio não deixou que os locais conseguissem algo melhor.

Folgaram na semana 14 – Arizona Cardinals e Washington Commanders

Na semana 15, que começa na quinta-feira (14/12), com os Chargers visitando os Raiders e a  atração é o estádio. No sábado (16/12) teremos uma rodada tripla, com destaque para Broncos e Lions. No domingo (17/12) no primeiro horário Jets visitando os Dolphins, mas no segundo horário Dallas vai a Buffalo enquanto a noite Jacksonville recebe Baltimore.Fechando a rodada na segunda-feira (18/12) Philadelphia vai até Seattle com ambas equipes necessitando de uma vitória. Não percam !!

 

Mauro de Campos Mello Netto

é diretor da AZM Comunicações

 e assina a coluna sobre Esportes Americanos

Colaborou nesta edição Bruno Guarnieri de Azevedo

especialista em esportes americanos

Conteúdo Relacionado