Foi confirmada a notícia postada aqui nesta coluna há 3 meses
Através de um comunicado oficial do comissário Roger Goodell, São Paulo venceu uma concorrência com Madrid, que ainda pode ser palco de uma partida em 2025, no Santiago Barnabeu. O estádio escolhido foi a Neo Química Arena, e o Miami Dolphins é forte candidato a estar presente nesta primeira edição no Brasil, até mesmo por possuir um escritório em nosso país. Segundo o vice-presidente executivo da NFL, o mercado da América do Sul é muito promissor e em breve teremos outras sedes por aqui, concluiu o dirigente. A partida fará parte da temporada regular e ainda não tem data definida. AGUARDEMOS !!!
Semana 15
Em busca dos playoffs
Quinta-feira ( 14/12)
Foi uma vitória histórica…O jogo, bem não houve jogo, e chegamos a acreditar em determinado momento do encontro que os Chargers, que visitavam os Raiders, torciam pelo final do encontro. No intervalo tínhamos 42/0 para Las Vegas e logo no início do terceiro, 49/0 então, Los Angeles parece que resolveu fazer alguma coisa e então um touchdown, mas logo seu ataque perdeu a posse de bola e veio mais um touchdown 56/7, sendo metade destes pontos (28) de turnovers, começa o último quarto e mais um touchdown dos Raiders, chegando a 63/7. Os Chargers se recuperaram e anotaram 14 pontos para um final vexatório de 63/21.
Sábado (16/12)
Na rodada tripla deste sábado, iniciamos com uma boa partida entre os Bengals e os Vikings, com as equipes necessitando da vitória, na primeira campanha que consumiu quase meio quarto o time da casa converteu um field goal, na campanha seguinte, Minnesota também gastou pouco mais de 6 minuto para fazer um touchdown, com 7/3 para os visitantes nada mais mudou no primeiro tempo e fomos para os vestiários com 7/3.No início da segunda fase Minnesota fez mais um touchdown e logo em seguida um field goal abrindo uma boa vantagem de 17/3 ao final do terceiro quarto. No primeiro movimento do último quarto J.Browning diminuiu com um touchdown para os donos da casa que chegaram ao empate em 17/17. Faltando pouco mais de um minuto para o termino N.Mullens levou os Vikings novamente a frente com um touchdown. O tempo era escasso e um field goal não interessava aos Bengals então num lance apertado pela direita o touchdown de empate e vamos ao extra time. A bola veio para os Bengals que não produziram nada, porém os Vikings também não conseguiram pontuar e devolvendo a bola para os locais que com maios calma desta vez conduziram a bola até a jarda 39 para então vencerem com um field goal, Final 27/24 para os Bengals, numa bela partida.
A partida das 18hs também foi interessante. Jogando em casa, no Lucas Oil Stadium Indianapolis assustou sua torcida, perdendo um field goal no início do jogo e os Steelers logo em seguida fizeram um touchdown sem conversão de ponto extra, no início do segundo quarto um bloqueio de punt dos Colts acaba redundando em mais um touchdown dos visitantes 0/13 e foi tudo que Pittsburgh fez no jogo. Daí para frente só deu Colts que ainda no primeiro tempo assinalaram 14 pontos. Logo no início do terceiro quarto o terceiro touchdwn dos Colts, o ataque dos Steelers não conseguia mais produzir nada enquanto, os Colts foram gastando tempo e empilhando field goals, foram mais 3, ou seja mais 9 pontos, assim Indianapolis 30/13 Pittsburgh.
Fechando a rodada tripla de sábado tivemos uma boa vitória de Detroit sobre Denver por 42/17. Depois de um primeiro quarto sem pontos, tivemos J.Goff, distribuindo passes perfeitos e levando os Lions a uma vitória sem sustos, abrindo 21/0, ainda no primeiro tempo. No início da segunda metade os Broncos tentaram descontar, porém, a resposta dos Lions foi imediata e na mesma proporção então com 28/7 contra; mais uma posse de bola para os Broncos que redundou em mais 3 pontos, final do terceiro quarto 28/10. No último quarto, mais um touchdown para os Broncos contra dois de Detroit. Final 42/17 para os donos da casa que se estabilizam na liderança da NFC Norte enquanto que Denver se complica com a campanha de 7-7 na AFC Oeste.
Domingo (17/12)
Primeiro horário
Com muita chuva e pouco brilho ofensivo, Carolina Panthers e Atlanta Falcons se enfrentaram em Charlotte, na Carolina do Norte. Com defesas dominantes no primeiro período, o placar só foi aberto faltando menos de 5 minutos para o intervalo. Após boa campanha de Atlanta, liderada por Desmond Ridder, Cordarrelle Patterson anotou o único touchdown da partida. Carolina ainda conseguiu um field goal antes do final do primeiro tempo, deixando o jogo em 7/3 para os Falcons. Na volta, com ainda muito domínio das defesas, fumbles foram cometidos e ninguém pontuou no terceiro período. Já no início do último quarto, Carolina conseguiu mais um field goal, diminuindo a desvantagem para 7/6. Faltando 7 minutos, em uma campanha promissora de Atlanta, Desmond Ridder é interceptado por Xavier Woods nas últimas 20 jardas do campo. Vida nova para os Panthers que, na sequência, conseguem encaixar uma última boa campanha e posicionam o kicker Eddy Pineiro para um chute de 23 jardas. Pineiro não desperdiça.Final de jogo: 9/7 para o Carolina Panthers. Segunda vitória do time no ano, complicando e muito a vida do seu rival de divisão, o Atlanta Falcons, que fica com 6 vitórias e vê Tampa e New Orleans abrirem vantagem na disputa pela NFC South.
No Wisconsin, o Green Bay Packers recebeu o Tampa Bay Buccaneers no Lambeau Field em um jogo de extrema importância para as duas equipes na briga pelos playoffs. Com isso em mente, os dois quarterbacks conseguiram cumprir bem seus papéis. Jordan Love, de Green Bay, lançou para 2 touchdowns e 284 jardas. Já o quarterback de Tampa, Baker Mayfield, teve um jogo espetacular. Deu 4 passes para touchdowns, lançou para 384 jardas e acertou 22 de 28 passes tentados. Mayfield só não foi perfeito pois, ainda no primeiro quarto, sofreu um fumble perto de sua endzone, o que resultou no primeiro touchdown de Green Bay no jogo. Mesmo com esse erro, Tampa foi melhor e saiu vitorioso no primeiro tempo por 13/10. Após o intervalo, os visitantes vieram com tudo e logo anotaram mais um touchdown. Passe de Mayfield para Rachaad White, que correu até a endzone. Perdendo por 20/10, Green Bay foi pra cima e em uma jogada sensacional, Jordan Love encontrou Jayden Reed na lateral da endzone, em um espaço minúsculo, mas suficiente para fazer a recepção: 20/17 para os visitantes nesse momento. Mas logo em seguida, mais um baque para os cabeças de queijo. Mayfield encontrou o tight end Ko Kieft, que garantiu mais um touchdown para Tampa. No quarto período, e vencendo por 27/17, os visitantes controlaram o jogo. Faltando 6 minutos, David Moore recebeu um passe de Mayfield no meio de campo, correu quase 50 jardas até a endzone e deu números finais ao jogo: 34/17. Tampa Bay chega a 7 vitórias e lidera a NFC South junto com New Orleans.
Em um jogo com muitos turnovers, Cleveland Browns e Chicago Bears se enfrentaram em Ohio. Após deixar boas impressões no último jogo, o veterano quarterback de Cleveland, Joe Flacco, teve vida dura no domingo. No segundo quarto de jogo, Flacco foi interceptado por Eddie Jackson, que deixou Chicago em ótima posição no campo ofensivo. Justin Fields entrou e resolveu, acertando passe para Cole Kmet: 7/0 no placar. Na sequência, Flacco se recuperou com uma ótima campanha para os donos da casa, deixando o jogo em 7/7 antes do intervalo. Chicago ainda tentou uma Hail Mary no último lance do primeiro tempo, mas Fields foi interceptado.Na volta, Flacco foi interceptado pela segunda vez no dia, agora por Tremaine Edmunds, que retornou até a endzone. Com isso, Chicago tomou a liderança: 14/7. A vantagem aumentou quando o brasileiro “zika das bicudas”, Cairo Santos, entrou e anotou um field goal de 41 jardas: 17/7. Ainda no terceiro período, mais uma interceptação para Joe Flacco, desta vez em seu campo de ataque. Com a defesa adversária jogando muito bem, parecia impossível uma reação de Cleveland no último quarto, mas o time da casa mostrou uma enorme resiliência e voltou para a partida. Primeiro com um field goal, diminuindo a desvantagem para 17/10, e depois com a defesa, que apareceu, pressionou e não deixou Justin Fields produzir. Faltando pouco mais de 3 minutos, Flacco acertou um lindo passe para Amari Cooper, que passou por dois marcadores e anotou um touchdown espetacular, empatando o jogo em 17/17. Com o momento do jogo todo para Cleveland, a defesa voltou a aparecer, fazendo Chicago devolver a bola para o time de Ohio. Com a posse, Flacco não desperdiçou a oportunidade de ganhar o jogo, posicionando o kicker Dustin Hopkins para um chute de 41 jardas. Hopkins converteu sem problemas, virando o jogo em 20/17. Mas ainda tinha alguns segundos no relógio, e a bola voltou para Chicago que, a exemplo do primeiro tempo, tentou novamente uma Hail Mary. E por muito pouco o touchdown não aconteceu. Fields lançou uma bola de 50 jardas, a defesa conseguiu rebater, e a bola acabou nos braços do wide receiver Darnell Mooney, de Chicago. Contudo, Mooney não conseguiu controlá-la, resultando em uma oportunidade para o defensor D’Anthony Bell realizar a interceptação, selando assim essa vitória incrível de Cleveland. Final de jogo: 20/17 para os Browns, que seguem vivos na briga pelos playoffs, agora com 9 vitórias.
Um atropelo na Flórida. Assim pode ser definido o encontro entre Miami Dolphins e New York Jets. O time de Nova York não apenas saiu derrotado, mas sim humilhado por um doloroso 30/0. Zach Wilson começou como titular pela equipe visitante, lançou para apenas 26 jardas e sofreu um fumble antes de sair por contusão. O reserva, Trevor Siemian, também não ajudou muito, conseguindo 110 jardas, sofrendo 2 interceptações e 1 fumble perdido. Pelos lados de Miami, Tua Tagovailoa teve um jogo tranquilo, apenas conduzindo seu ataque para mais uma vitória, lançando para 224 jardas e 1 touchdown. Miami chega a sua décima vitória na temporada e está atrás apenas do Baltimore Ravens na classificação geral da Conferência Americana.
Mostrando força defensiva, o New Orleans Saints recebeu o New York Giants e, pelo segundo jogo consecutivo, não sofreu touchdowns. Pressionando muito a linha ofensiva adversária, a defesa de New Orleans conseguiu 7 sacks durante a partida. Na parte ofensiva, Derek Carr teve um jogo seguro, lançando para 218 jardas e 3 touchdowns. Com pouca proteção, Tommy DeVito não conseguiu produzir muita coisa para o ataque nova-iorquino, obtendo apenas 177 jardas lançadas. Até o intervalo, o jogo até se mostrou equilibrado no placar, 7/6 para New Orleans. Mas o segundo tempo foi todo dos donos da casa, que anotaram mais 17 pontos, fechando o placar em 24/6. Sétima vitória de New Orleans na temporada, em segundo lugar na classificação da NFC South.
Com emoção até o último segundo, o Houston Texans foi até Nashville enfrentar o Tennessee Titans e saiu com uma incrível vitória. Com o quarterback titular fora, Case Keenum assumiu a responsabilidade e fez um bom jogo para os texanos, com 229 jardas, 1 touchdown e 1 interceptação. Mas quem abriu o placar foi o time mandante: Will Levis correu para a endzone e anotou os 6 primeiros pontos da partida, porém Tennessee desperdiçou o extra point. No seu pior momento no jogo, Keenum lançou um passe interceptado por Elijah Molden, que retornou para a endzone. Com o extra point, agora convertido, Tennessee abriu 13/0 no placar. Ao final do primeiro tempo, Houston conseguiu um Field Goal, deixando o jogo em 13/3. No início do segundo tempo, uma interceptação sofrida por Will Levis começou a mudar os rumos da partida, indicando uma reação de Houston. O kicker Ka’imi Fairbairn converteu mais 2 field goals para os Texans e o terceiro quarto acabou em 13/9 para Tennessee. Faltando pouco mais de 7 minutos para o final, os donos da casa voltaram a pontuar. Nick Folk converteu um chute de 45 jardas, aumentando a diferença para 16/9. Mesmo assim, Houston não se intimidou e foi para cima. Em uma boa campanha ofensiva, conseguiu um touchdown com Noah Brown. Com o jogo empatado em 16/16 após a conversão do extra point, a partida foi para o tempo extra. Na prorrogação, as defesas se destacaram e tudo indicava que teríamos um empate. Mas com 1:43 por jogar, Houston teve a posse de bola. Case Keenum apareceu novamente e vinha conduzindo seu time no campo, avançando e gastando cronômetro, até que uma falta quase colocou tudo a perder. Devido a essa penalidade, o kicker Ka’imi Fairbairn precisou efetuar o chute para buscar a vitória a uma distância de 54 jardas. Mesmo não sendo um chute fácil, Fairbairn obteve êxito, dando assim o triunfo à sua equipe. Final de jogo: 19/16 para os Texans. Houston agora está em terceiro na AFC South, mas com as mesmas oito vitórias de Jacksonville e Indianapolis.
Em Massachusetts, o New England Patriots recebeu o Kansas City Chiefs de Patrick Mahomes no Gillette Stadium. Embora já não tenha chances de classificação, New England até que fez um começo de jogo e equilibrou bem as coisas. Após sair perdendo no primeiro quarto com um touchdown de Rashee Rice, os Patriots conseguiram o empate no segundo quarto com Hunter Henry. O time da casa ainda obteve uma interceptação que, na sequência, virou 3 pontos a mais no placar após um field goal de Chad Ryland: 10/7 nesse momento para New England. Mas com pouco mais de 30 segundos para o intervalo, Mahomes encontrou Jerick McKinnon, que entrou na endzone, trazendo os Chiefs de novo para a liderança. Já no terceiro quarto, e com 14/10 no marcador, a diferença técnica entre as equipes finalmente apareceu. Kansas City impôs o seu jogo, dando poucas oportunidades para New England. Clyde Edwards-Helaire anotou o primeiro touchdown pós intervalo e Harrison Butker mais 2 field goals. Com isso, o placar era de 27/10 ao final do terceiro período. New England até anotou mais um touchdown no último quarto, mas de nada adiantou. Final de jogo: 27/17 para o Kansas City Chiefs, que já pode ser campeão da AFC West na semana que vem.
Segundo horário
No State Farm Stadium, Glandale Arizona, tivemos um clássico de opostos da NFC Oeste, entre p Arizona Cardinals e o San Francisco 49ers, e tivemos um jogo equilibrado no número de jardas conquistadas, first downs e tempo de posse de bola, mas tivemos um desequilíbrio na pontuação, já que os visitantes foram mais eficientes neste quesito. A partida começou com um touchdown dos Cardinals mas ainda no primeiro tempo os Niners viraram para 14/7. No segundo quarto um equilíbrio com os Cardinals encostando com 2 field goals, mas San Francisco anotou mais um touchdown antes do final do primeiro tempo. 21/13 para os Niners no intervalo. Já no terceiro quarto veio a confirmação da superioridade de San Francisco com 2 touchdowns de McCaffrey levando o placar para 54/16, já que os Cardinals assinalaram um field goal. No último quarto Arizona saiu com um touchdown, prontamente respondido por San Francisco mais um field goal dos visitantes, contra um touchdown dos locais 45/29 para San Francisco que caminha para a primeira colocação da NFC.
Em Los Angeles, California, costa oeste dos EUA , tivemos o encontro dos Rams e os Commanders da Capital, o time local tinha um leve favoritismo que foi concretizado em campo aliás com facilidade. O jogo teve um primeiro quarto quase modorrento com um 3/0 para os locais.no segundo quarto um monólogo com Los Angeles anotando mais 10 pontos e indo para os vestiários com 13/0. Na volta do intervalo no primeiro drive M.Sttaford levou LA a um rápido touchdown decretando a vitória dos locais, com 20/0 restou aos visitantes tentar diminuir a vantagem e assim foi feito um touchdown para Washington e fim do terceiro quarto no último quarto mais um touchdown para os Rams com troco novamente para o time da capital, que ainda teve tempo para mais um touchdown mas sem a conversões de 2 pontos final. LA Rams 28/20.
Em Buffalo o jogo mais esperado da rodada, entre o Buffalo Bills e Dallas Cowboys. Para Dallas valia a liderança da NFC e para Buffalo a luta pelos playoffs. Buffalo manteve a calma e a superioridade fazendo 7/0 no primeiro drive do jogo. No segundo quarto J.Allen encontra J.Cook e touchdown 14/0 a resposta de Dallas vem num field goal. No finalzinho do primeiro tempo Buffalo entra novamente na endzone de Dallas e 21/3 para a equipe da casa. No começo do terceiro quarto Dallas teve a posse de bola mas não conseguiu suplantar a forte defesa dos Bills e o panorama do jogo seguiu inalterado até um field goal de Buffalo 24/3 final do terceiro quarto. No último quarto mesmo gastando o relógio os locais chegaram a mais um touchdown, restou a Dallas assimilar a derrota mesmo assim ainda pontuaram com mais 7 pontos, final 31/10 PARA OS Bills que chegaram 8-6 mas ainda está fora da zona de playoff. Para Dallas ainda na segunda posição da NFC resta torcer contra Philadelphia na segunda-feira.
Sunday Night Football
Na Florida, um bom duelo, o Baltimore Ravens lider da AFC Norte visitou o Jacksonville Jaguars líder da AFC Sul. Num jogo que foi equilibrado até o último quarto, os visitantes conduzidos por L.Jackson fez 3/0 no primeiro quarto, com o excelente kicker J.Tucker, numa campanha que durou mais de 4 minutos os visitantes conseguiram seu primeiro touchdown na partida fazendo 10/0, no drive seguinte a jogada que talvez tenha definido a partida, depois de gastar seus tempos e chegar a um first down a 3 jardas da end zone o quarterback T.Lawrence não jogou a bola no chão para parar o relógio e o primeiro tempo terminou assim com 10/0 para os Ravens, no terceiro período a defesa dos Jaguars conseguiu, momentaneamente brecar o ataque de Baltimore e num drive longo, os Jaguars finalmente pontuaram 10/7. No início do último quarto os Ravens fizeram mais um touchdown, jogando um balde de água fria na reação do time da casa, no drive seguinte apenas 3 jogadas para os Jaguars e Baltimore com a posse de bola fez mais 3 pontos, e em mais um ataque da franquia da Florida um fumble, que Baltimore mais uma vez capitalizou com outro chute. Final Jaguars 7/23 Ravens que vão a 11-3 e ficam em primeiro lugar na AFC, Jacksonville por sua vez fica 8-6 ainda na liderança da AFC sul
Segunda-feira (18/12)
Monday Night Football
No Lumen Field, em Seattle, a equipe local, o Seahawks recebeu o Philadelphia Eagles e num jogo muito bom, conseguiu uma virada eletrizante nos últimos segundos de jogo. O jogo começou com a equipe do leste com a posse de bola e sem dar a mínima chance à equipe local, os Eagles caminharam por 75 jardas em 8 minutos para anotar um touchdown, no segundo quarto o mesmo desenho longa campanha de mais 8 minutos, mas desta vez, terminamos com um field goal 10/0 para Philadelphia, Seattle ainda carregou a bola até a jarda 27 para também anotar um field goal indo para o intervalo com um déficit de 7, 10/3 para Philadelphia que dominava o jogo e o cronometro. No terceiro quarto a posse começaria com os Seahawks e diferentemente de seu adversário atravessou o campo em apenas 4 minutos anotando um touchdown empatando o jogo. No drive seguinte os Eagles responderam e voltaram a liderar por 7 e assim terminamos o terceiro quarto. J.Hurts não estava em seus melhores dias e a defesa de Seattle mantinha a equipe do Oeste no jogo, no começo do último quarto um field goal para Seattle e logo em seguida uma interceptação, não capitalizada pelo Seahawks e fomos assim até os últimos 2 minutos quando em seu último ataque o quarterback D. Lock faz um lançamento de 29 jardas a 28 segundos do final para uma tremenda virada do Seahawks. Final 20/17 para os locais.
Decorridas 15 rodadas, se terminássemos hoje, os playoffs estariam definidos assim:
AFC – Folgaria Baltimore Ravens (1)
(2) Miami Dolphins x Indianapolis Colts (7), (3)Kansas City Chiefs x Cincinnati Bengals (6) e (4) Jacksonville Jaguars x Cleveland Browns (5).
NFC – Folgaria San Francisco 49ers (1)
(2) Dallas Cowboys x LA Rams (7), (3) Detroit Lions x Minnessota Vikings (6) e (4) Tampa Bay Buccanneers x Philadelphia Eagles (5).
Os times marcados em negrito seriam os mandantes nesta primeira rodada.
Na semana 16, teremos na quinta-feira (21/12) Rams x Saints, sábado (23/12) Steelers X Bengals no domingo (24/12) Vikings x Lions e Texans x Browns no primeiro horário e Dolphins x Cowboys no segundo horário e finalizando na segunda-feira (25/12) San Francisco 49ers x Baltimore Ravens encontro entre os lideres da NFC e AFC respectivamente, este jogo pode ser uma prévia do Super Bowl.
Mauro de Campos Mello Netto
é diretor da AZM Comunicações
e assina a coluna sobre Esportes Americanos
Colaborou nesta edição Bruno Guarnieri de Azevedo
especialista em esportes americanos