Medalhista de ouro no Parapan-Americanos de Lima, em 2019, a atleta paralímpica de lançamento de dardo Raíssa Machado vem se preparando para o Parapan-Americanos de Santiago. Pronta para mais um desafio e para representar o Brasil, a jovem de 27 anos vem consolidando ainda mais sua trajetória impressionante no atletismo.
“Venho me preparando há muito tempo para mais este desafio, e darei o meu melhor para subir ao pódio”, diz Raíssa.
Natural de Ibipeba, no interior da Bahia, e criada em Uberaba (MG), Raíssa nasceu com uma má formação congênita nos membros inferiores, o que a impede de andar, porém, essa condição não a impediu de se destacar no esporte como uma atleta de lançamento de dardo excepcional.
Neste ano, foi medalha foi prata no lançamento de dardo no Mundial Paris 2023. Em 2021, nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, conquistou a medalha de prata, quebrando o recorde das Américas com uma marca impressionante de 24m39.
Em 2019 trouxe para o Brasil medalha de ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Lima e medalha de bronze no Mundial da Dubai. Nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, Raíssa alcançou o 6º lugar no ranking, aprendendo valiosas lições que a impulsionaram para vitórias futuras.
A trajetória de Raíssa vai além das pistas de atletismo. Com muito carisma e presença marcante nas redes sociais, ela se tornou uma influencer digital, acumulando uma base de fãs de mais de 149 mil seguidores no Instagram e 49 mil no TikTok. Em suas plataformas, compartilha desde desafios esportivos até aspectos do seu cotidiano, proporcionando uma visão autêntica e descontraída de sua vida.