fbpx

Meia 92

Futebol Americano – Semana 11 – Jogos equilibrados com diferenças mínimas

Football stadium at night. Generative Ai

Semana 11

Jogos equilibrados com diferenças mínimas

Quinta –feira (16/11)

Abrindo a rodada, num dos jogos mais esperados da semana, no M&T Bank Stadium, o Baltimore Ravens brecou definitivamente o crescimento de Cincinnati com a vitória de 34/20. O fato negativo foi a contusão no punho do quarterback visitante Joe Burrow, que comprometeu não só a partida, mas pode ter prejudicado toda temporada dos Bengals. Os Ravens fizeram uma partida segura e assumiram a liderança da tão disputada AFC Norte (8-3).

Domingo (19/11)

Primeiro horário

Em Charlote, o Carolina Panthers mais uma vez o time da casa decepcionou seu público e foi massacrado pelo Dallas Cowboys  que ruma em busca de uma vaga nos playoffs o jogo foi decidido já na primeira etapa com 17/3 para os visitantes, no início do terceiro quarto, os Panthers tentaram uma reação, com um touchdown, mas foi parada prontamente pela defesa texana, no último quarto mais uma avalanche de pontos do Dallas fazendo 16 pontos somente neste quarto, final Dallas 33/10.

O esperado duelo da AFC Norte, entre leveland e Pittsburgh, foi empolgante, com o Browns Stadium completamente lotado e em seu lindo uniforme laranja e marrom, o time da casa fez a festa de sua fanática torcida e decidiu o encontro, há 2 segundos do final com um field goal, convertido pelo seu Kicker D.Hopkins. A partida chegou a dar impressão de que seria fácil para os donos da casa, mas no segundo tempo a coisa virou e os Steelers chegaram ao empate em 10/10, mas no último drive o quarterback D.Thompson posicionou seu Kicker a uma distância segura para a vitória, não dando chance ao retorno dos Steelers. Com esta vitória os Browns se isolam na segunda colocação da AFC Norte com (7-3).

Num bom jogo em Detroit, o time da casa quase viu a zebra passear, com o retorno do seu quarterback titular, Justin Fields, o Chicago Bears, abriu 7/0 no primeiro quarto mas foi pra o vestiário em desvantagem de 14/10. No terceiro quarto veio a virada dos Bears com um field goal e depois um touchdown levando o jogo para o último quarto com 20/14 parta os visitantes. Aumentando o desespero dos torcedores de Michigan, o time visitante anotou mais 2 fieldgoals. Abaixo 12 pontos no placar veio o ato final, faltando 3 minutos, um touchdown de Detroit diminuindo para 5 pontos a vantagem de Chicago e a virada veio, faltando apenas 29 segundos. O time da casa optou pela conversão de 2 pontos e foram felizes 29/26. Ainda na sua última tentativa de empatar o jogo, J.Fields sofreu um fumble*forçado e cometeu um safety** que vale 2 pontos, assim veio a vitória de Detroit 31/26.

Mais uma virada aconteceu no mítico estádio Lambeau Field, onde o Green Bay Packers receberam o LA Chargers, com um bom jogo do seu quarterback Jordan Love, os Packers venceram por 23/20. Curiosamente o jogo começou com turnover on down*** de parte a parte, e no final do primeiro quarto LA fez 3/0, mas Green Bay recuperou-se e levou ao final do segundo quarto 10/10. O terceiro quarto foi, mais uma vez equilibrado com LA convertendo um field goal e os Packers fizeram um touchdown mas falharam na conversão de ponto extra então final de quarto com 16/13. Na metade do quarto e último período, os Chargers voltaram a frente com mais um touchdown, mas numa campnha de mais 3 minutos os Packers voltaram a frente com mais um touchdown e depois disso as defesas se sobressaíram final de jogo com vitória dos mandantes.

Mais uma vez Houston, jogando em casa, os Texans obtiveram mais uma vitória em sua surpreendente caminhada para os playoffs. Os Cardinals bem que tentaram estragar a festa, vencendo o primeiro quarto por 10/7. Contudo no segundo quarto, em poucos minutos a equipe da casa fez 2 touchdowns, revertendo o placar para 21/10. No terceiro período o teime de Arizona conseguiu um touchdown mas a conversão para 2 pontos não deu em nada. No quarto quarto as defesas prevaleceram e ninguém conseguiu pontuar. O fato inusitado da partida foi que o calouro sensação de Houston,CJ  Stroud,  pela primeira vez foi interceptado por 3 vezes na mesma partida mesmo assim Houston permanece na segunda colocação na AFC Sul.

Na Flórida, em Jacksonville, os Jaguars se recuperaram do vexame da semana passada e destruíram os Titans, chegando a abrir 27/0. Tal resultado deveu-se a grande atuação de Trevor Lawrence que lançou para 4 touchdowns na partida. O placar seria pior para Tenesse caso o ataque dos Jaguars, não tivessem se contentado com fiel goals dentro da red zone****. Os Titans só foram pontuar no último quarto quando o encontro já estava decidido. Final 34/14 agora os Jaguars vão a Houston defender a liderança da AFC Sul

Ainda na Flórida, mais ao sul em Miami, Os Dolphins entraram em campo com todo favoritismo diante do Las Vegas Raiders, o time de melhor ataque da liga teve muitos problemas com a defesa dos Raiders. Foi então que a defesa apareceu com destaque para o cornerback Jalem Rmsey que fez duas interceptações, sendo uma no ultimo lance do ataque dos visitantes que se transformaria em 7 pontos. O jogo começou equilibrado com os Raiders sempre a frente no placar 3/0 depois 10/7 até a virada de Miami em 14/10, no final do segundo quarto Tua Tagovailoa foi interceptado e Las Vegas ainda teve tempo de diminuir 14/13 e assim foram ao intervalo. No terceiro quarto Miami anotou 2 fields goals  levando o time a 20/13. No último quarto as defesas se impuseram e deixaram o placar estático.  Final Miami 20/13. Com este resultado o time da Flórida reassume a liderança na AFC Leste

Na capital americana, o Washington Commanders recebeu o New York Giants em um duelo da NFC East. Mesmo com todos os problemas na posição de quarterback, jogando hoje com o segundo reserva, o time visitante conseguiu um último período praticamente perfeito, anotando 17 pontos e levou a melhor, vencendo por 31/19. Com a vaga nos playoffs cada vez mais distante, o emprego do treinador de Washington, Ron Rivera, está em risco, podendo ser demitido nas próximas semanas.

Segundo horário

Após 2 derrotas seguidas, o Buffalo Bills conseguiu se recuperar em grande estilo ao atropelar, em casa, o New York Jets por 32/6. O ataque, ao que parece, reagiu bem à recente demissão do coordenador ofensivo Ken Dorsey. Josh Allen teve um jogo de 3 touchdowns e 275 jardas aéreas. Pelos lados de Nova Iorque, o torcedor sonha com uma possível volta de Aaron Rodgers, pois a situação na posição de quarterback é caótica. Só nessa última partida, o treinador Robert Saleh tentou 3 jogadores diferentes na posição, e ninguém deu uma resposta positiva.

Em jogo muito disputado, o Los Angeles Rams recebeu o Seattle Seahawks em mais um duelo divisional deste domingo. Seattle permaneceu praticamente todo o jogo com a vantagem no placar, mas com a lesão de seu quarterback Geno Smith no terceiro período as coisas começaram a ficar complicadas. O ataque deixou de fluir, e o time não anotou pontos após o intervalo. Los Angeles voltou melhor para o segundo tempo e, faltando menos de 2 minutos, assumiu a liderança no placar com um field goal de Lucas Havrisik. Geno Smith, em um claro sacrifício, voltou para o jogo na última posse de bola do time visitante. Seattle conseguiu avançar no campo e posicionou o kicker Jason Myers para um field goal de 55 jardas. Mas o chute não foi bom, e Los Angeles ficou com a vitória por 17/16.

Em Santa Clara o San Francisco 49ers passou pelo Tampa Bay Buccaneers, num jogo em que o ataque do time local voltou a funcionar de forma brilhante, com o quarterback Brock Purdy, fazendo uma partida quase perfeita acertando 21 de 25 tentativas de passe. O primeiro tempo terminou com o placar de 13/7 para o time local. No terceiro quarto SanFrancisco fez mais 14 pontos liquidando a fatura, com 27/7 no placar os ‘Niners’ desaceleraram e ainda permitiram mais um touchdows dos ‘Buccs’. Final 27/14, com o time se poupando para a próxima semana.

Sunday night

No jogo noturno, mais uma daquelas partidas equilibradas da semana, Denver em casa, abriu a contagem logo no primeiro drive com um field goal, fazendo 3/0 placar que perdurou no primeiro quarto. Minnesota retornou no segundo quarto anotando rapidamente um touchdown e depois um field goal, pressionando o time local que respondeu com 2 field goals perdendo no intervalo pela contagem mínima 10/9. No início do segundo tempo, os Vikings fizeram 17/9 e quando tinham tudo para ampliar sofreram um ‘fumble’, capitalizado pelos Broncos que ainda converteram outro field goal trazendo o jogo para 15/17.Minnesota ainda converteu mais um field goal fazendo 20/15, uma vantagem que parecia definitiva, mas então surgiu a genialidade de Russel Wilson que comandou a última campanha dos Broncos a uma vitória apertada 21/20. Com este resultado os Broncos seguem vivos na luta de uma vaga nos playoffs e em contra partida o resultado afasta os Vikings deste mesmo objetivo.

Segunda-feira (20/11)

No mais esperado jogo da temporada regular, tivemos a reedição do Super Bowl do ano passado entre Kansas City Chiefs e Philadelphia Eagles. Ambas as equipes vinham de vitória e de descanso já que folgaram na semana 10. No Arrowhead Stadium em Kansas, a franquia da casa abriu o placar ainda no primeiro quarto, mas conduzido por J.Hurts os visitantes empataram no drive seguinte, terminando o primeiro quarto empatados. No segundo quarto tivemos duas interceptações uma para cada lado e o placar só voltou a ser movimentado no final da primeira etapa com o touchdown de Travis Kelce para os Chiefs, o time da casa ainda teve tempo de chutar um field goal antes do intervalo, assim 17/7.No terceiro quarto os Eagles voltaram a pontuar com um touchdown de Hurts. Com a diferença em apenas 3 pontos os Chiefs voltaram ao ataque e Kelce que havia feito um touchdown deixou a bola cair perdendo a posse de bola. Os Eagles não perderam a oportunidade de castigar seu adversário convertendo mais um touchdown e virando o jogo para 21/17. Nos últimos instantes Mahomes tentou levar Kansas City a recuperar o placar, porém foi em vão. Os Eagles se vingam da derrota no Super Bowl e chegam a 9 vitórias em 10 jogos.

A semana 12 começará na quinta-feira com 3 jogos (dia de ação de graças nos Estados Unidos) abrindo a rodada tripla teremos Green Bay Packers visitando o líder da conferência NFC Norte o Detroit Lions, e fechando teremos San Francisco visitando Seattle, no domingo no primeiro horário veremos a batalha pela liderança da AFC Sul entre Houston e Jacksonville e no segundo período teremos a visita de Buffalo ao até agora líder da NFL os Eagles.

Na semana 11 folgaram – Atlanta Falcons, New England Patriots, Indianapolis Colts e New Orleans Saints.

 

Curiosidades e Glossário

* Redzone: últimas 20 jardas do campo. Indica que o time do ataque está próximo da endzone;

*Endzone: Área final do campo, normalmente pintada nas cores do time da casa. Local onde os touchdowns são anotados.

*Turnover on downs: Turnover é quando o time que tem a posse de bola acaba por perdê-la para o adversário. Em um jogo de futebol americano, o time que está atacando tem 4 oportunidades (downs) para avançar pelo menos 10 jardas no campo. Caso tente na quarta oportunidade e não consiga avançar, a bola volta para o adversário. Logo, Turnover on downs.

* Fumble Forçado: O fumble acontece quando o jogador que está com a posse da bola a deixa escapar antes do fim da jogada. Nessa situação, quem pegar a bola primeiro se apossa dela, podendo ser o time que a possuía inicialmente ou o adversário. Quando se trata de um fumble forçado, significa que a perda da posse ocorreu por interferência do adversário;

*Safety: ocorre quando um jogador que tem a posse da bola é derrubado dentro da sua própria endzone, uma espécie de gol contra do futebol americano. O safaty também pode ser marcado quando o jogador que está com a bola perde o seu controle, resultando na saída da bola do campo por uma das linhas da endzone, seja a de fundo ou as laterais. Em ambos os casos o time adversário ganha 2 pontos no placar e mais a posse de bola.

 

Mauro de Campos Mello Netto

é diretor da AZM Comunicações

 e assina a coluna sobre Esportes Americanos

Colaborou nesta edição Bruno Guarnieri de Azevedo

especialista em esportes americanos

Conteúdo Relacionado