O evento será realizado no dia 16 de dezembro, na Estância Árvore da Vida, na cidade de Sumaré, no Estado de São Paulo, e pretende unir filosofia, teatro, música, roda de conversa e poesia, em um ciclo de palestras e apresentações com temas que circundam a vivência humana e suas questões
Mais do que entretenimento, o Festival de Cultura, produzido e organizado pela Alma Talks, pretende trazer falas transformadoras de nomes proeminentes da atualidade, promovendo uma inspiradora imersão em busca do autoconhecimento.
Outro diferencial do evento é contar com um time de palestrantes feminino, do qual fazem parte Ana Beatriz Barbosa, Isabela Galvão, Eloiza Limeira, Ana Beatriz Pignataro e Lucia Helena Galvão, além da apresentação da peça de teatro “Helena Blavatsky: A voz do silêncio”. O objetivo desse line up é enaltecer a mulher e fazer a reparação histórica necessária dando visibilidade e voz às mulheres.
De acordo com o seu idealizador e sócio-proprietário do grupo Alma, Eduardo Matos, o Alma Talks é um projeto que tem como maior propósito impactar vidas através da disseminação de boas ideias, transformar a maneira como as pessoas veem o mundo e o que resulta do debate consciente. “Somos um grupo que começou em Campinas, há seis anos, e dentro desse guarda-chuva criamos o selo Alma Talks com foco em quatro pilares para desenvolvimento humano e pessoal: a música, a arte, o teatro e a filosofia, usados pela humanidade desde a antiguidade, do Egito, da Mesopotâmia e da Grécia. Acreditamos no desenvolvimento coletivo e no crescimento individual e nosso objetivo é usar a arte como ferramenta para acessar este propósito”.
Com linguagem acessível e descomplicada, o Alma Talks toca vidas, percorrendo todo o Brasil, levando a Filosofia como meio de transformação e expansão da consciência, através do diálogo e da troca.
O projeto acontece em vários estados brasileiros, sempre lotando os auditórios por onde passa nas principais capitais do País como São Paulo, Curitiba, Salvador, Porto Alegre. Já passaram pelo Alma Talks, a filósofa Viviane Mosé e Stanley Jordan, por exemplo. O projeto deu tão certo no solo brasileiro que está ganhando o mundo em 2024 e passará por Boston, Miami, Nova York, além de Buenos Aires e Chile, com palestrantes brasileiros e estrangeiros. As palestras serão em português, com tradição simultânea em espanhol e inglês. Posteriormente, será feita a etapa Europa, contemplando França, Itália, Espanha, Inglaterra e Alemanha. “Para o próximo ano já estamos com cerca de 40 palestras agendadas, algumas já à venda até o mês de maio”, afirma Eduardo.
Segundo Eduardo Matos, o público em geral que se interessa por este tipo de projeto está na faixa dos 28 a 45 anos, em busca de desenvolvimento pessoal. “O perfil vem mudando ao longo dos anos, anteriormente, o interesse maior era de professores, mas com o passar do tempo, começamos a investir em tráfego pago, ampliando consideravelmente o nosso público. Hoje, temos um público bastante jovem, na faixa dos 20 a 25 anos, mas também abrangemos uma faixa bastante significativa dos 60+. Antes, as mulheres eram a maioria. Hoje, contamos com um público de 55% de homens e 45% de mulheres. Reunimos a cada apresentação, 1.500 pessoas. O selo Alma Talks existe há quatro anos e a curadoria é pensada a partir de nomes que tenham sinergia com o nosso propósito”.
O grupo Alma ainda conta com cinco casas noturnas, como a Alma São Paulo e Alma Campinas, que abre espaço para artistas independentes e tem uma programação bastante eclética, que vai do jazz e brasilidades a MPB, reunindo 200 bandas por mês, 120 djs e 20 artistas plásticos, com a finalidade de fortalecer a cena local, além de uma agência de publicidade e produção de eventos – a EFA Produções – responsável por toda a comunicação do grupo, com escritórios em São Paulo e Campinas. O Grupo, hoje, emprega 230 colaboradores.
Serviço:
Primeiro Festival de Cultura de Sumaré
PALESTRAS
– Prof. Lúcia Helena Galvão – “Você Tem Coragem de Pensar Diferente?”
– Ana Beatriz Barbosa – “Bem Estar Mental”
– Eloíza Limeira – “A Arte de Falar ao Coração”
– Ana Beatriz Pignataro – “O Desafio de Compreender o Outro Como Ele É”
– Isabella Galvão – “Como Ser Feliz Agora?”
PEÇA DE TEATRO
– Helena Blavatsky – A voz do Silêncio
POESIA SARAU
Instagram: @almatalks
Local
Estância Árvore da Vida
Estrada Estância Árvore da Vida, 01 Estância Àrvore da Vida
Sumaré, SP
Ingressos disponíveis no Sympla
Patrizia Corsetto é jornalista, radialista, psicanalista e
assina semanalmente a coluna de cultura