Tudo pronto para o início do maior evento de inovação e tecnologia do Nordeste. Nesta quarta-feira (18), o REC’n’Play 2023 toma conta das ruas do Bairro do Recife com a expectativa de mais de 60 mil pessoas, 20 mil a mais em relação à edição anterior. Até o próximo sábado (21), último dia do festival, estão programadas mais de 600 atividades gratuitas, com mais de 20 curadores e quase 70 parceiros de conteúdo. O Carnaval do Conhecimento, como é conhecido o evento, chega para todos os interessados em se conectar com o ambiente de inovação, preservação histórica e diversidade do parque tecnológico.
Realizado por Porto Digital, Ampla Comunicação e Sebrae, o REC’n’Play 2023 conta com quatro eixos temáticos: Tech, Cidades, Economia Criativa e Empreendedorismo, com palestras, debates, rodadas de negócios, oficinas, exposições e muito lazer para todas as idades. Esse grande encontro integra toda a comunidade pernambucana e do país, sem distinção e com muita diversidade, por isso o tema “Pontes pra Conectar as Margens”. Entre as novidades desta quinta edição estão a Arena de Negócios, para os empreendedores, e o aulão do ENEM, espaços que traduzem a busca por um cenário mais amplo e cheio de possibilidades através de mais conhecimento e troca de experiências.
Entre os nomes conhecidos do grande público estão o empresário João Carlos Paes Mendonça; o produtor musical Kondzilla; a ativista social Domitila Barros; o músico e compositor Marcelo Falcão; Thiago André, roteirista e apresentador do podcast História Preta; o comunicador Marcelo Tas; a economista Elena Landau; Alice Pataxó, ativista e comunicadora indígena; Renato Freitas, ativista social e deputado; Preto Zezé, presidente global da Central Única das Favelas; o ator Thardelly Lima; e os jornalistas Thiago Medeiros e Pedro Lins. Pierre Lucena, presidente do Porto Digital; Silvio Meira, cientista-chefe da TDS Company; Claudio Marinho, consultor em cenários e estratégias na Porto Marinho Ltda.; Rosário Pompéia, mestre em Comunicação e consultora em marketing, e Socorro Macedo, sócia e diretora de Negócios na Le Fil reforçam a lista de peso.
ARENA DE NEGÓCIOS – O espaço, que estreia nesta edição, chega para conectar empreendedores a grandes corporações e empresas de inovação. A programação da Arena de Negócios inclui mentorias, palestras, área de exposição dedicada a startups e speed datin, além de players do mercado de CVC, debates sobre estratégias de POCs e atividades voltadas para o público de economia criativa. Destaque para o momento dos Pitchs Reversos, onde representantes de grandes corporações irão propor desafios para startups presentes. Entre os nomes confirmados estão Leo Ferreira, gerente de Inovação Global da Faber-Castell, e Marcos Gurgel, diretor de Inovação do IFood. Realização da Ampla, Sebrae, Porto Digital e Softex, os encontros vão ocorrer no Cais do Sertão durante os quatro dias do festival.
AULÃO DO ENEM – Outra novidade do REC’n’Play 2023 é o aulão do ENEM, que contará com a participação como a professora de Português e Redação, Fernanda Bergamo; de Biologia, Fernandinho Beltrão e Phelippo Vanderlei; de Física, Cesar Staudinger e Osmar Matos; de Filosofia e Sociologia, Salviano Feitoza; de Linguagens, Cecília Diniz e Alex Inácio, e de Matemática, Ricardo Berardo e Eduardo Almeida. O time se completa com os professores de Química, Ricardo Jorge e Eber Barbosa; de História, Paula Carvalho; de Geografia, Hugo Vilela, além do professor e gestor escolar, Arnaldo Mendonça, e o historiador e psicanalista, Lula Couto. O intensivão será realizado em dois locais, Teatro Apolo e Cais do Sertão, das 10h às 16h, no sábado (21).
ARENA GEEK GAMER – A Arena Geek Gamer REC ‘n’ Play volta ainda maior nesta edição. O espaço dedicado aos apaixonados pelos games está dez vezes maior e será composto pela Arena PC; Arena VR; duas arenas de consoles; fliperamas; Arena Rec’n’ Neerderlans, que contará com jogos sobre a história Recife-Holanda, e o Museu do Videogame. A programação conta ainda com campeonatos de FIFA e League of Legends (LoL). Este último, com R$ 10 mil em premiações, será dividido em grupos, para os iniciantes e para os jogadores que integram o cenário profissional de eSports. Um grande telão de LED vai transmitir tudo em tempo real. A disputadíssima Arena Geek Gamer REC ‘n’ Play estará no Teatro Hermilo Borba Filho durante todos os dias do festival.
FAMÍLIA – Crianças, jovens e adultos terão quatro dias com muitas atividades para escolher. Além das palestras, painéis e rodas de conversa para os adultos, a programação inclui exposições, shows, brincadeiras e muita contação de histórias para a garotada. Oficinas como a de argila; desenhos e colagens, e de dança, gincanas, pintura de espaços e ruas no perímetro do festival, experiências com robótica e jogos prometem momentos para serem vivenciados em família. Nem os bebês ficaram de fora. Para esses, atividades como a oficina com ambientes que permitem diferentes experimentações, para os pequenos de dez meses a um ano e oito meses, e o Bloco do Neném. O auditório da Escola Técnica Porto Digital também contará com espaço de recreação, com brincadeiras e repertório lúdico.
CARNAVAL – Para fechar a programação para toda a família com chave de ouro, as festividades do sábado (21) contarão com a presença dos tradicionais blocos Eu Acho é Pouquinho e Pinto da Madrugada, na Praça do Arsenal, das 16h às 18h. O cortejo do Boi da Macuca, maracatus, caboclinhos, afoxé e muito frevo vão arrastar todos pelas ruas do bairro. Shows de atrações como Marcelo Falcão, Devotos e Academia da Berlinda estarão espalhados pelos palcos localizados na avenida Rio Banco, Rua do Bom Jesus e Praça do Arsenal, da segunda ao sábado.
CURADORES – O conteúdo do REC’n’Play é escolhido a dedo por uma série de profissionais nas diferentes áreas que englobam o evento. Nesta edição, equipes de especialistas do Porto Digital, Prefeitura da Cidade do Recife, Sebrae, Senac, SENAI, Procenge, Gola Rolê, Recpare, Redu Digital, SERPRO, Sinaenco, Softex, Soma, SuperGEEK, TDC, TDS, UFRPE, Uniaeso, Fundarpe e Ticket de Embarque, além da experiência de Rodrigo Colares, Silvio Meira, Rosário Pompéia, Thiago André. Como patrocinadores confirmados: Prefeitura do Recife, Bradesco, Petrobras, Serpro, Moura, Drogasil, Senac, Capyba, Cesar, Algar, BIS/Club Social, e NTT DATA, Shopping Recife, Empetur, Uniaeso e Cittamobi. Adepe, Sesc e Verda são os parceiros estratégicos. E na parte de mídia, a Globo.
INSCRIÇÕES – Os interessados em vivenciar essa experiência já podem acessar o site http://recnplay.pe e se inscrever gratuitamente. Com esse cadastro, os participantes terão acesso às atividades de educação, negócios, experiências e entretenimento do evento. A inscrição será unificada e válida para toda a programação. No entanto, é importante ressaltar que a participação em cada atividade dependerá da lotação das salas, seguindo o critério de ordem de chegada.
APP DO FESTIVAL – Toda a programação está no aplicativo do festival. Basta ir na loja de apps do celular e baixar o “REC’n’Play 2023”. Lá também constam o mapa do evento, além dos curadores, palestrantes, parceiros e respostas a dúvidas frequentes.
SEBRAE – Presente desde a primeira edição do REC’n’Play, o Sebrae Pernambuco volta a ocupar a Avenida Rio Branco para levar conhecimento e experiências sobre inovação, criatividade, tecnologias inteligentes e transformar ideias em oportunidades de negócios. O espaço receberá o jornalista Pedro Lins, que falará falar sobre transição de carreira; o também jornalista Tiago Medeiros, que vai abordar criatividade, inovação e humor na comunicação moderna; a empreendedora social Brena Lima, da ONG Geraldo Falcões, e a cantora de brega-funk, Rayssa Dias, entre outros convidados. O espaço do Sebrae também será palco do podcast Pod Dar Negócio, que vai transmitir episódios de videocast no canal da instituição no You Tube. “Inovação e empreendedorismo estão no DNA do Sebrae, que sempre busca oferecer soluções para quem quer crescer. Realizar o REC’n’Play significa construir um ecossistema que favorece a criação de oportunidades”, destaca o superintendente do Sebrae Pernambuco, Murilo Guerra.
COMO TUDO COMEÇOU – Idealizado pelo Porto Digital e pela Ampla Comunicação, o REC´n´Play nasceu como uma necessidade de aproximar a população do Recife para as questões da tecnologia, da inovação e do empreendedorismo, muito além de um debate entre os iniciados. Até então, os eventos que tratavam de tecnologia não deixavam um legado para a cidade. Por isso, ganhou corpo a necessidade da realização de uma atividade de grande porte que dialogasse com a cidade e com seus habitantes. Nascia assim, em 2017, o REC´n´Play, o Carnaval do Conhecimento, um dos maiores eventos do país sobre o tema, que durante quatro dias discute o presente e o futuro num ambiente interativo, que reúne ainda várias atividades artísticas e culturais.
Serviço:
REC’N’PLAY 2023
Quando: 18 a 21 de outubro
Onde: Bairro do Recife
Outras informações, programação e inscrições: http://recnplay.pe